14/12/2022 - Cenário da cana-de-açúcar

14 de dic. de 2022 · 2m 55s
14/12/2022 - Cenário da cana-de-açúcar
Descripción

Olá, hoje é quarta feira, 14 de dezembro de 2022. Meu nome é André Longhi, sou assessor de agronegócios do Banco do Brasil em São José do Rio Preto –...

mostra más
Olá, hoje é quarta feira, 14 de dezembro de 2022. Meu nome é André Longhi, sou assessor de agronegócios do Banco do Brasil em São José do Rio Preto – São Paulo e vamos falar sobre o cenário da Cana-de-açúcar.
A safra 2022/2023 de cana-de-açúcar está praticamente finalizada no Centro-Sul do país, com condições climáticas mais favoráveis do que vinha se observando nas duas últimas safras, fazendo com que o desenvolvimento das lavouras e o rendimento agrícola aumentassem. Por outro lado, as chuvas dificultam o avanço das operações de colheita, principalmente agora no encerramento, transferindo a colheita de áreas restantes para a próxima safra. Do início da safra até a 1ª quinzena de novembro a quantidade de cana-de-açúcar processada foi de 516,8 milhões de toneladas, que corresponde a uma queda de 0,1% em relação ao mesmo período da safra passada.
Os balanços sobre a produção total de açúcar cristal e volumes já comprometidos com os contratos internos e externos têm levado usinas a limitar as quantidades direcionadas a venda spot. A alta dos preços do cristal branco no mercado doméstico fez com que as vendas internas recuperassem a vantagem sobre as exportações e o preço do açúcar cristal avançou 8,9% em um mês.
Os negócios envolvendo etanol mostram distribuidoras com pouco interesse de fechar novas compras, esticando ao máximo seus estoques. Ainda assim, de modo geral, usinas estiveram firmes nos preços. Com pouca elevação da liquidez, o preço do hidratado recuou 5,4% em um mês.
O preço pago pelo ATR (Açúcar Total Recuperável) vinha caindo desde o início da safra, registrando a primeira elevação no mês de outubro. De acordo com o Consecana-SP o valor do ATR chegou a R$ 1,15 por kg em novembro, o que representa uma elevação mensal de 4,5%. Apesar disso, o preço do ATR acumulado ao longo da safra segue baixo, apesar de leve alta de 0,4%. Com os altos custos de produção observados na safra atual, e preços praticamente estáveis, torna-se de grande importância a gestão dos custos para manutenção da margem de rentabilidade para os produtores.
Com o final da safra, o momento é de atenção ao planejamento para as reformas de canaviais. O Banco do Brasil dispõe de linhas de crédito de investimento para implantação ou renovação das lavouras, assim como para o custeio da produção e investimentos para melhoria da infraestrutura da propriedade e aquisição de máquinas e equipamentos.
Ah... e para ouvir este e outros BBCast acesse Blog.broto.com.br/bbcast”traço”agro ou pesquise por BBCast Agro diretamente em sua rede de streaming de preferência.
Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil.
Fica a dica de crédito consciente e sustentável.
Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca