16/01/2024- Cenário do arroz

16 de ene. de 2024 · 3m 14s
16/01/2024- Cenário do arroz
Descripción

Olá, hoje é terça feira, 16 de janeiro de 2024, meu nome é Neusa Nicolini, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Porto Alegre, Rio Grande do Sul...

mostra más
Olá, hoje é terça feira, 16 de janeiro de 2024, meu nome é Neusa Nicolini, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e falaremos sobre o cenário do arroz.

De acordo com o 4º Levantamento de grãos da safra 2023/24, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento-CONAB, estima-se um aumento de 5,8% na área plantada em comparação à safra anterior, com previsão de um milhão, quinhentos e sessenta e cinco mil hectares. A produção está estimada em dez milhões, setecentos e cinquenta e cinco mil toneladas, aumento de 7,2% em relação à safra anterior.

O Estado do RS representa atualmente 72% da produção nacional de arroz. Segundo a CONAB, a previsão é um aumento de 7% da área plantada em relação à safra anterior, totalizando 923 mil ha cultivados, com uma produção estimada em sete milhões e seiscentos e sessenta e uma mil toneladas. As adversidades climáticas geraram enchentes e enxurradas que atrasaram a conclusão da semeadura e dificultaram os tratos culturais, como a aplicação de nitrogenados e o controle de invasoras.

Conforme informação do IRGA RS, até o momento 97% da área projetada no estado foi semeada, porém o zoneamento agrícola já está encerrado, podendo haver uma redução da área prevista inicialmente.

Os preços internos do arroz em casca devem permanecer firmes em 2024, sustentados sobretudos pelos menores estoques. A sazonalidade da oferta, com maior volume de março a abril podem pressionar os valores, mas, na entressafra, os preços devem ficar firmes.

O Indicador CEPEA/IRGA-RS do arroz em casca (58% de grãos inteiros, com pagamento à vista), fechou em 09/01/2024 a R$ 131,44 a saca de 50 kg, acumulando aumento de 43% desde janeiro do ano passado. O Banco do Brasil disponibiliza crédito de custeio que permite ao produtor custear a implantação de sua lavoura e linhas de investimento para renovação de frota e armazenagem própria.

Procure seu gerente de relacionamento para maiores informações e conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca