16/05/2023 - Cenário da cana-de-açúcar

16 de may. de 2023 · 4m 8s
16/05/2023 - Cenário da cana-de-açúcar
Descripción

Olá, hoje é terça feira, 16 de maio de 2023 meu nome é Graça Fogli sou assessora de agronegócios do Banco do Brasil em Araraquara – São Paulo e vamos...

mostra más
Olá, hoje é terça feira, 16 de maio de 2023 meu nome é Graça Fogli sou assessora de agronegócios do Banco do Brasil em Araraquara – São Paulo e vamos falar sobre o cenário da Cana-de-açúcar.

Desde o início da safra de cana em abril, já foram colhidos 34,82 milhões de toneladas no Centro Sul do País, ou seja, 5,89% da estimativa média da NovaCana, de 591,24 milhões de toneladas. O levantamento de área publicado pela Conab aponta para 8,41 milhões de hectares cultivados com cana-de-açúcar e rendimento médio de 75,75 t/ha.

Área e produtividade serão maiores, com incrementos de 1,5 % e 2,9%, respectivamente, comparadas à safra anterior. A expansão e renovação das áreas e as melhores condições climáticas, fortalecem estas estimativas.

Um “El Niño” é esperado paro o segundo semestre, com ocorrência de mais chuvas, expectativa de atrasos na colheita, menor qualidade da matéria-prima agrícola, mas, maior produtividade.

Para o açúcar, a estimativa média da NovaCana é de aumento de 9,8 % na produção, chegando a 37,05 milhões de toneladas. O momento é de alta, impulsionado pelo baixo estoque mundial e pela baixa oferta de países exportadores, como Índia, Tailândia e Austrália.

A visão também é de incremento para o etanol, com produção estimada em 25,6 bilhões de litros, crescimento de 4,6 %, impulsionado principalmente pelos anúncios de alteração do cálculo do ICMS e aumento de 27,5 para 30,0 % na mistura com a gasolina, melhorando sua competitividade.

Ao falar sobre Sustentabilidade e CBios, a retomada do calendário anual a partir de 2024 – alterado por causa da pandemia, reforça o objetivo de previsibilidade para os distribuidores (parte obrigada), e o respeito à segurança jurídica. A meta prevista para 2023 é de 37,47 milhões de CBios a serem comercializados.

Para atender as necessidades da cultura da cana-de-açúcar, o produtor pode sempre contar com o Banco do Brasil, que disponibiliza linhas de crédito para investimentos, como implantação e reforma de canaviais, irrigação, compra de máquinas e implementos para a atividade, além do tradicional custeio agrícola e CPR, incluindo a mais nova CPR para Cbios.

Ah... e para ouvir este e outros BBCast acesse Blog.broto.com.br/bbcast”traço”agro ou pesquise por BBCast Agro diretamente em sua rede de streaming de preferência, como Deezer e Spotify.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil, fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca