16/08/2022 - Rastreabilidade de hortaliças

16 de ago. de 2022 · 3m 16s
16/08/2022 - Rastreabilidade de hortaliças
Descripción

Olá, hoje é 16 de agosto de 2022, meu nome é Thiago Queiroz Toscano de Brito sou Assessor de Agronegócios em Camboriú - SC e falaremos sobre a Rastreabilidade das...

mostra más
Olá, hoje é 16 de agosto de 2022, meu nome é Thiago Queiroz Toscano de Brito sou Assessor de Agronegócios em Camboriú - SC e falaremos sobre a Rastreabilidade das Hortaliças.

A necessidade de um maior controle de qualidade na produção de hortaliças, frutas, bulbos e tubérculos, em especial no que tange ao monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos, desde o início da produção até a última etapa de comercialização, além do acesso da população a informações sobre a origem dos alimentos consumidos, fez com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) normatizassem todo esse processo, por meio das INC’s nº 2 de 2018 e n° 1 de 2019.

Este é um tema ainda pouco difundido entre grande parte dos produtores brasileiros de hortaliças, mas de suma importância para esta cadeia produtiva, a qual comercializa produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana.

As Instruções Normativas citadas estão sendo exigidas desde agosto de 2021. Dentre os procedimentos, o mais importante é que o produtor deverá manter histórico dos tratamentos fitossanitários realizados nas lavouras e suas respectivas recomendações técnico-agronômicas deverão ser arquivadas em um caderno de campo, juntamente com as Notas Fiscais dos insumos adquiridos.

Cabe observar que, não apenas os produtores rurais primários devem realizar a rastreabilidade, mas todos os elos da cadeia, como aqueles que realizam a armazenagem, o transporte, a distribuição e comercialização, desde a importação ou até uma possível exportação.

Todos os lotes de produção e comercialização devem ser identificados pelo produtor e pelo comprador, de modo a permitir fiscalização e até mesmo a autuação por parte dos técnicos da ANVISA ou do MAPA. Estes procedimentos, ao serem adotados na propriedade, permitem aos Produtores Rurais (Pessoas Físicas ou Jurídicas) gerir melhor suas atividades produtivas e obterem uma melhor colocação de suas hortaliças no mercado.

O Banco do Brasil, principal parceiro do agronegócio brasileiro, apoia a produção de alimentos seguros e disponibiliza aos Produtores Rurais recursos financeiros para custear a produção, desde o pagamento de serviços que auxiliarão no processo de acompanhamento da rastreabilidade, até a aquisição dos insumos recomendados para manter a sanidade das raízes, tubérculos, bulbos, das ervas aromáticas, das folhosas ou não folhosas; sendo permitida a aquisição de softwares e de sistemas de gestão; a construção de armazéns para a guarda da produção; podendo comprar rótulos e embalagens para melhor acondicionamento, identificação e visibilidade dos produtos; aquisição de veículos de transporte de carga; dentre outras despesas.

Procure seu gerente de relacionamento para maiores informações e conte sempre com a Assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil.

Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca