16/11/2021 - Cenário do arroz
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é terça-feira, 16 de novembro de 2021. Meu nome é Fabíola Lira, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em São Borja,...
mostra másOlá! Hoje é terça-feira, 16 de novembro de 2021. Meu nome é Fabíola Lira, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em São Borja, Rio Grande do Sul, e falaremos hoje sobre o cenário do arroz.
A implantação da cultura avança em todo o território brasileiro. Conforme divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na primeira semana de novembro, 57,7% das lavouras foram semeadas no país, um pequeno atraso em relação ao mesmo período da safra anterior, que já contava com 61,8% do total. Destacam-se neste quesito os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
Além disso, a projeção da safra 2021/22 indicou que a área a ser semeada será de 1.682,6 mil hectares, valor semelhante à safra 2020/21, sendo que 1.326,2 mil hectares desta se destinará ao cultivo irrigado, um incremento de 1,7% em relação à safra anterior.
No tocante às exportações brasileiras de arroz em casca, o fluxo seguiu aquecido em outubro. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume embarcado foi de 140,6 mil toneladas, 8% acima do observado em setembro de 2021, todavia, 8,4% menor quando comparado a outubro de 2020.
Um dos fatores que influenciou negativamente o volume das exportações foi a alta acentuada nos preços dos fretes marítimos. Entretanto, a projeção da Associação Brasileira da Indústria do Arroz é de que seja exportado em 2021 um total de 1,2 milhão de toneladas, volume este considerado dentro do esperado, tendo em vista o cenário atípico do ano anterior.
Já no mercado interno, a liquidez está baixa e, de acordo com o Indicador Esalq/Senar-RS do arroz em casca com classificação de 58% grãos inteiros, os valores estão próximos aos R$ 66,00/saca de 50 kg. Isto representa um recuo de 3,72% no acumulado parcial de novembro até o momento e baixa de aproximadamente 10% em relação ao mesmo período do mês anterior. Ainda assim, a expectativa do setor é que se mantenha em patamares acima da média histórica.
E para você, produtor rural que atua com previsibilidade, o Banco do Brasil, maior parceiro do agronegócio, oferece diversas soluções de crédito, contando também com a CPR, a fim de aproveitar o melhor momento de venda e planejar a compra de insumos. Para mais informações sobre estas e outras oportunidades, procure seu gerente de relacionamento.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios