16/11/2021 - Cenário do arroz

16 de nov. de 2021 · 3m 19s
16/11/2021 - Cenário do arroz
Descripción

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é terça-feira, 16 de novembro de 2021. Meu nome é Fabíola Lira, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em São Borja,...

mostra más
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é terça-feira, 16 de novembro de 2021. Meu nome é Fabíola Lira, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em São Borja, Rio Grande do Sul, e falaremos hoje sobre o cenário do arroz.

A implantação da cultura avança em todo o território brasileiro. Conforme divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na primeira semana de novembro, 57,7% das lavouras foram semeadas no país, um pequeno atraso em relação ao mesmo período da safra anterior, que já contava com 61,8% do total. Destacam-se neste quesito os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Além disso, a projeção da safra 2021/22 indicou que a área a ser semeada será de 1.682,6 mil hectares, valor semelhante à safra 2020/21, sendo que 1.326,2 mil hectares desta se destinará ao cultivo irrigado, um incremento de 1,7% em relação à safra anterior.

No tocante às exportações brasileiras de arroz em casca, o fluxo seguiu aquecido em outubro. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume embarcado foi de 140,6 mil toneladas, 8% acima do observado em setembro de 2021, todavia, 8,4% menor quando comparado a outubro de 2020.

Um dos fatores que influenciou negativamente o volume das exportações foi a alta acentuada nos preços dos fretes marítimos. Entretanto, a projeção da Associação Brasileira da Indústria do Arroz é de que seja exportado em 2021 um total de 1,2 milhão de toneladas, volume este considerado dentro do esperado, tendo em vista o cenário atípico do ano anterior.

Já no mercado interno, a liquidez está baixa e, de acordo com o Indicador Esalq/Senar-RS do arroz em casca com classificação de 58% grãos inteiros, os valores estão próximos aos R$ 66,00/saca de 50 kg. Isto representa um recuo de 3,72% no acumulado parcial de novembro até o momento e baixa de aproximadamente 10% em relação ao mesmo período do mês anterior. Ainda assim, a expectativa do setor é que se mantenha em patamares acima da média histórica.

E para você, produtor rural que atua com previsibilidade, o Banco do Brasil, maior parceiro do agronegócio, oferece diversas soluções de crédito, contando também com a CPR, a fim de aproveitar o melhor momento de venda e planejar a compra de insumos. Para mais informações sobre estas e outras oportunidades, procure seu gerente de relacionamento.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca