17/01/2023 - Cenário do dendê

17 de ene. de 2023 · 3m 54s
17/01/2023 - Cenário do dendê
Descripción

Olá, hoje é terça-feira, 17 de janeiro de 2023, meu nome é Antônio Bastos Leite Filho, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Salvador/BA e vamos falar sobre...

mostra más
Olá, hoje é terça-feira, 17 de janeiro de 2023, meu nome é Antônio Bastos Leite Filho, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Salvador/BA e vamos falar sobre o cenário da Cultura do Dendezeiro.

O Dendezeiro, também conhecido como Palma de Óleo, é uma palmeira perene, de origem africana, cuja introdução no Brasil, segundo a literatura, remonta ao século XVII pelos escravos, no litoral sul da Bahia, para extração de óleo.

A maior parte do óleo consumido domesticamente no mundo provém do Dendezeiro, sendo conhecido internacionalmente como “Palm Oil”(óleo de palma), ocupando o segundo lugar em volume comercializado, perdendo apenas para o óleo de soja. A Malásia e Indonésia são os seus maiores produtores mundiais (83% do total).

Da polpa de seus frutos é obtido um óleo em maior quantidade, avermelhado, conhecido no Brasil como “azeite de dendê”, para uso humano e em biocombustíveis. Da amêndoa, é extraído um óleo em menor quantidade e de maior valor agregado, denominado “óleo de palmiste”, utilizado principalmente na indústria de cosméticos. De seus óleos, são obtidos cerca de 145 produtos industrializados.

O dendezeiro produz cerca de 4 a 6 toneladas de óleo de palma por hectare. 10 vezes a produção de óleo de soja e 2 vezes de óleo de oliva na mesma área. Por ser uma planta perene, sua vida econômica pode chegar a 25 anos. Requer temperaturas mínimas de 24ºC, com insolação acima de 1500 horas anuais, ou, no mínimo, 5 horas de luz por dia e precipitações acima de 2000 mm/ano, regularmente distribuídas durante todos os meses.

O beneficiamento do óleo deve ser feito em até 24 horas após a colheita para manter sua qualidade, o que requer que seu plantio esteja próximo da Agroindústria. A região Amazônica e a Bahia são os locais de maior produção da dendeicultura, com cerca de 240 mil hectares cultivados, com condições edafoclimáticas favoráveis e legislação ambiental que autoriza o plantio em áreas alteradas pela ação humana. O Pará é o maior produtor de óleo de palma, com cerca de 85% da produção nacional. Sua precificação acompanha a dos demais óleos, dada a similaridade de sua destinação.

O Brasil possui ainda, mais de 7 milhões de hectares com grande potencial para o desenvolvimento da cultura, de acordo como o Zoneamento Agroecológico da Amazônia Legal para áreas desmatadas.

O Banco do Brasil, principal parceiro do Agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais, Linhas de Crédito de Investimento e Custeio, CPRs para plantio e condução das florestas, bem como Linhas para cobrir os custos da certificação de manejo sustentável das áreas, com prazos adequados e taxas de juros compatíveis com o mercado. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca