17/05/2023 - Cenário do trigo

17 de may. de 2023 · 3m 5s
17/05/2023 - Cenário do trigo
Descripción

Olá, hoje é 17 de Maio de 2023, meu nome é Sérgio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos-SC e vamos falar sobre o cenário do Trigo. O plantio...

mostra más
Olá, hoje é 17 de Maio de 2023, meu nome é Sérgio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos-SC e vamos falar sobre o cenário do Trigo.

O plantio avança na Região Sul, que responde por 90% da área de trigo cultivada no país. O estado do Paraná é o que apresenta maior avanço, com 39% da área plantada. Segundo dados do DERAL, a expectativa é de que o estado cultive 1,36 mil hectares, 13% a mais que a safra passada. Nos estados do RS e SC o plantio está em fase inicial, atrasado em relação aos anos anteriores, principalmente devido ao atraso na cultura da soja.

Segundo as projeções da Conab de maio/23 é esperado o cultivo de 3,3 milhões de hectares no Brasil na safra de 2023. Apesar do incremento de 7% na área, a perspectiva de menor produtividade deve resultar na produção de 9,5 milhões de toneladas, 9,4% inferior à safra de 2022. Vale destacar o incremento de área cultivada nos estados do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que aumentaram respectivamente 89% e 42%.

No cenário internacional, segundo projeção do USDA para safra 23/24, haverá aumento na produção mundial, de 1,5 milhão de tonelada, puxada pela maior produção de países como Argentina, China, Estados Unidos, Canadá e Índia. Por outro lado, importantes produtores como Rússia, Australia e Ucrânia projetam redução nas suas produções.

Outro ponto de atenção são as negociações envolvendo a extensão do acordo de grãos do Mar Negro, que expira no dia 18/05 e, caso não seja renovado, pode impactar no mercado internacional de trigo.

No Brasil, destacamos a atualização dos Preços Mínimos do trigo calculados pela Conab. Os novos valores têm vigência até 2024 e servirão como referência nas operações ligadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou queda de pouco mais de 6% nos últimos 30 dias, com a tonelada do cereal cotada atualmente a R$ 1.452,14. A maior oferta no cenário nacional devido a produção recorde brasileira da safra passada, influenciou os preços para baixo.

E como podemos ajudar nossos clientes nesse momento?

O Banco do Brasil disponibiliza a contratação de custeio agrícola de Trigo e outras culturas de inverno para safra 2023. Para mais informações, consulte sua agência BB e parceiros agro.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável.
Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca