18/01/2021 - Cenário do arroz

18 de ene. de 2022 · 3m 26s
18/01/2021 - Cenário do arroz
Descripción

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é terça-feira, 18 de janeiro de 2022. Meu nome é Alexandre Stadler, assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em Canoinhas, Santa Catarina,...

mostra más
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é terça-feira, 18 de janeiro de 2022. Meu nome é Alexandre Stadler, assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em Canoinhas, Santa Catarina, e falaremos sobre o cenário do arroz.

Em meio ao atual cenário de incertezas, os preços do cereal poderão ganhar suporte no aquecimento das exportações brasileiras. A projeção do USDA é de que a produção norte-americana de arroz beneficiado atinja 6,15 milhões de toneladas na safra 21/22, redução de 14,9% ante a safra anterior, que totalizou 7,23 milhões de toneladas. Dessa forma, uma safra menor, poderá beneficiar futuras negociações brasileiras com o exterior.

Em contrapartida, medidas protecionistas implementadas pelo Peru, importante importador de arroz longo e fino, têm preocupado o setor devido à elevação da taxa tarifária de 20 para 60 dólares/tonelada em apenas 30 dias. Por outro lado, a Associação dos Cultivadores de Arroz (ACA) ressalta que alguns problemas logísticos de 2021 estão em processo de resolução, afetando diretamente o custo do frete, que inicia um processo de acomodação.

O último levantamento da Conab não trouxe alterações expressivas, com a manutenção do consumo em 11 milhões de toneladas e do volume importado em 1 milhão de toneladas. Já para as exportações, espera-se elevação do volume comercializado para 1,4 milhão de toneladas. Ainda, a projeção de cultivo e produtividade foram mantidas no último levantamento, uma vez que os informantes ainda não têm resultados finais de área efetivamente semeada. No momento, tem-se 1% da área semeada em germinação, 88% em desenvolvimento vegetativo e 11% já em floração.

Vale destacar que a liquidez no mercado spot de arroz em casca no Rio Grande do Sul segue baixa, o que mantém os preços enfraquecidos. O Indicador ESALQ/SENAR-RS fechou o dia 14/01 a R$ 62,50/saca de 50 kg, em estabilidade no mês corrente. Entretanto, devido à redução das cotações em quase 15% nos últimos 90 dias e aos elevados custos de produção, o produtor precisa redobrar a atenção na gestão dos custos.

A Emater/RS ressalta que, na fronteira oeste do RS, região expressiva na produção do cereal, a situação pontual de algumas lavouras de arroz continua crítica, com reservatórios de água muito abaixo da capacidade de irrigação.

Para apoiar o orizicultor neste momento, o BB disponibiliza linhas de crédito, como a CPR, e linhas de comercialização.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca