18/01/2021 - Cenário do arroz
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é terça-feira, 18 de janeiro de 2022. Meu nome é Alexandre Stadler, assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em Canoinhas, Santa Catarina,...
mostra másOlá! Hoje é terça-feira, 18 de janeiro de 2022. Meu nome é Alexandre Stadler, assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em Canoinhas, Santa Catarina, e falaremos sobre o cenário do arroz.
Em meio ao atual cenário de incertezas, os preços do cereal poderão ganhar suporte no aquecimento das exportações brasileiras. A projeção do USDA é de que a produção norte-americana de arroz beneficiado atinja 6,15 milhões de toneladas na safra 21/22, redução de 14,9% ante a safra anterior, que totalizou 7,23 milhões de toneladas. Dessa forma, uma safra menor, poderá beneficiar futuras negociações brasileiras com o exterior.
Em contrapartida, medidas protecionistas implementadas pelo Peru, importante importador de arroz longo e fino, têm preocupado o setor devido à elevação da taxa tarifária de 20 para 60 dólares/tonelada em apenas 30 dias. Por outro lado, a Associação dos Cultivadores de Arroz (ACA) ressalta que alguns problemas logísticos de 2021 estão em processo de resolução, afetando diretamente o custo do frete, que inicia um processo de acomodação.
O último levantamento da Conab não trouxe alterações expressivas, com a manutenção do consumo em 11 milhões de toneladas e do volume importado em 1 milhão de toneladas. Já para as exportações, espera-se elevação do volume comercializado para 1,4 milhão de toneladas. Ainda, a projeção de cultivo e produtividade foram mantidas no último levantamento, uma vez que os informantes ainda não têm resultados finais de área efetivamente semeada. No momento, tem-se 1% da área semeada em germinação, 88% em desenvolvimento vegetativo e 11% já em floração.
Vale destacar que a liquidez no mercado spot de arroz em casca no Rio Grande do Sul segue baixa, o que mantém os preços enfraquecidos. O Indicador ESALQ/SENAR-RS fechou o dia 14/01 a R$ 62,50/saca de 50 kg, em estabilidade no mês corrente. Entretanto, devido à redução das cotações em quase 15% nos últimos 90 dias e aos elevados custos de produção, o produtor precisa redobrar a atenção na gestão dos custos.
A Emater/RS ressalta que, na fronteira oeste do RS, região expressiva na produção do cereal, a situação pontual de algumas lavouras de arroz continua crítica, com reservatórios de água muito abaixo da capacidade de irrigação.
Para apoiar o orizicultor neste momento, o BB disponibiliza linhas de crédito, como a CPR, e linhas de comercialização.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios