18/04/2023 - Cenário da cana-de-açúcar

18 de abr. de 2023 · 3m 29s
18/04/2023 - Cenário da cana-de-açúcar
Descripción

Olá, hoje é terça feira, 18 de abril de 2023 meu nome é Nivia Bassi sou assessor de agronegócios do Banco do Brasil em São José do Rio Preto –...

mostra más
Olá, hoje é terça feira, 18 de abril de 2023 meu nome é Nivia Bassi sou assessor de agronegócios do Banco do Brasil em São José do Rio Preto – SP e vamos falar sobre o cenário da Cana-de-açúcar.

Com o encerramento da temporada, a moagem de cana de açúcar no Centro-Sul alcançou 548,28 milhões de toneladas na safra 2022/23, ante 524,1 milhões de toneladas da safra anterior, resultando em um aumento de 4,61%.

Segundo dados do Centro de Tecnologia Canavieira, a produtividade média da safra 2022/23, foi de 73,3 toneladas de cana por hectare, 8,1% superior à safra passada.

Ainda falando sobre a safra 2022/23, a fabricação de etanol totalizou 28,91 bilhões de litros (4,66% acima da safra anterior), sendo 16,62 bilhões de etanol hidratado e 12,29 bilhões de anidro, e a fabricação do adoçante totalizou 33,73 milhões de toneladas, aumento de 5,16%.

Referente à safra 2023/24, na segunda metade de março, 39 unidades deram início ao novo ciclo. Ao término da quinzena, permanecem em operação 63 unidades no Centro-Sul, sendo 52 unidades com processamento de cana-de-açúcar e 11 empresas que fabricam etanol a partir do milho, conforme dados da UNICA.

As perspectivas são de produções superiores em relação à safra passada; o Cepea aponta que o Centro-Sul poderá processar entre 560 milhões e 595 milhões de toneladas de cana; esse aumento é consequência dos bons níveis pluviométricos nas regiões produtoras da cultura, além dos investimentos em tecnologia realizados nos canaviais.

Contratos futuros de açúcar chegaram aos níveis mais altos em 11 anos, nesta última terça-feira, dia 11, repercutindo informações de produções abaixo do esperado nos maiores produtores de açúcar da Ásia.

Em contrapartida, o clima poderá ser um fator preocupante; alguns analistas fazem previsão de ocorrência do El Niño, o que significa chuvas antes do esperado na região Centro-Sul, resultando em uma safra mais curta, com antecipação da colheita.

Para atender as necessidades da cultura da cana-de-açúcar, o produtor pode contar sempre com o Banco do Brasil, que disponibiliza linhas de crédito para investimentos, como implantação e reforma de canaviais, irrigação, compra de máquinas e implementos para a atividade, além do tradicional custeio agrícola e CPR.

Ah... e para ouvir este e outros BBCast acesse Blog.broto.com.br/bbcast”traço”agro ou pesquise por BBCast Agro diretamente em sua rede de streaming de preferência.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil, fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca