18/10/2021 - Cenário do açaí
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá! Hoje é segunda-feira, 18 de outubro de 2021. Meu nome é Leobino Santos, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Belém do Pará, e falaremos sobre o ...
mostra másO açaizeiro (Euterpe oleracea) é uma espécie de palmeira originária e presente em florestas úmidas e várzeas do Bioma Amazônico. Os principais estados produtores são Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Rondônia. Pará e Amazonas protagonizam a produção nacional, respondendo, respectivamente, por 94% e 5% do total produzido. No entanto, outros estados começam a cultivar o açaí, como Alagoas, Bahia, Espírito Santo e Tocantins.
O Brasil é maior produtor de açaí e o maior exportador de polpa congelada. Segundo a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), divulgada em 2020, a produção agrícola nacional de açaí contabilizou quase 1,5 milhão de toneladas.
De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a conquista de novos mercados e o apelo de consumo saudável fizeram com que as exportações do estado do Pará, que é responsável por 94% do volume embarcado da fruta, crescessem quase 15.000% nos últimos 10 anos, passando de 41 toneladas em 2011 para quase 6 mil toneladas em 2020. Os principais consumidores internacionais são Estados Unidos, Japão, Austrália, Alemanha, Reino Unido e Porto Rico.
No mercado interno, a maior parcela da produção é consumida diretamente nos estados produtores, fazendo parte da dieta diária das famílias. O restante é escoado, principalmente, para os estados do Sul e Sudeste.
Com a valorização da fruta, o Brasil passou de exportador de palmito de açaí na década de 1980, para principal exportador da polpa congelada, atividade aderente aos princípios de sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Neste contexto, a crescente demanda interna e externa vem impulsionando o manejo sustentável e o cultivo comercial da espécie, fatores importantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva. No entanto, nos últimos três meses, os preços pagos ao produtor no Pará apresentaram queda e atualmente giram ao redor de R$ 1,75/kg da fruta, de acordo com a Conab.
O Banco do Brasil, além de custear a produção, conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa aplicar em manejo de açaizais nativos, implantação de lavouras e sistemas de irrigação.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios