18/11/2021 - Cenário da caprinocultura

18 de nov. de 2021 · 3m 15s
18/11/2021 - Cenário da caprinocultura
Descripción

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é quinta-feira, 18 de novembro de 2021. Meu nome é Fabiola Lira, sou assessora de Agronegócios em São Borja, no Rio Grande do...

mostra más
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é quinta-feira, 18 de novembro de 2021. Meu nome é Fabiola Lira, sou assessora de Agronegócios em São Borja, no Rio Grande do Sul, e falaremos sobre o cenário da Caprinocultura.

Os relatos a respeito da origem da cabra são imprecisos, porém acredita-se seja originária da Europa e Oriente Médio e que tenha surgido há mais de 10 mil anos, sendo considerada o primeiro animal a ser domesticado para produção de alimentos.

Como os grupos humanos na antiguidade eram em sua maioria nômades, a cabra fazia parte das caminhadas pelos desertos e montanhas por ser pequena, dócil, produtiva e com grande capacidade de adaptação. Nesse período, eram negociadas como moeda corrente e, muitas vezes, serviam até como dote.

Atualmente, a China possui o maior número de animais, com aproximadamente 149 milhões de cabeças, o que representa 20% do rebanho mundial, sendo seguido da Índia e Paquistão.

No Brasil, o rebanho conta com aproximadamente 11,3 milhões de cabeças e 94% está localizado na região Nordeste. A elevada concentração nesta região se deve à adaptação da espécie ao clima. O estado da Bahia possui o maior rebanho, seguido de Pernambuco, Piauí, Ceará e Paraíba.

A caprinocultura está presente em quase todos os municípios da região semiárida e possui relevância econômica e social para a pecuária nordestina. Na maioria dos casos, a atividade é explorada como renda complementar.

Como produtos da atividade, podemos citar o leite e derivados, carne e pele. Estes produtos são importantes para o apoio à sustentabilidade e viabilidade da agricultura familiar na região.

No Nordeste brasileiro, predominam as raças consideradas nativas: Moxotó, Canindé, Repartida, Gurguéia, Marota, entre outras. Raças exóticas também estão presentes, como por exemplo: Anglo-Nubiana, Saanen, Toggenburg, Parda Alpina, Boer e Murciana.

O leite de cabra apresenta maior digestibilidade e menor potencial alergênico quando comparado ao leite de vaca. O preço médio do litro de leite de cabra em outubro foi de R$ 2,87 por litro e da carne R$ 8,21 o quilo do peso vivo.

E pra você, produtor rural, o Banco do Brasil, além de custear a produção, conta com linha completa de investimentos para recuperação de pastagens degradadas, implantação de ordenha mecânica, melhoria do rebanho e geração de energia alternativa.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca