19/04/2022 - Cenário da silvicultura
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é 19 de abril de 2022, meu nome é KARIN CORRÊA FOGGIATO e sou Assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Curitiba- Paraná. Falaremos hoje sobre o...
mostra másDe acordo com a Embrapa Florestas a Araucária é uma espécie de grande importância social, econômica, ambiental e cultural para as regiões Sul e Sudeste do Brasil e por mais de 100 anos sua madeira de excelente qualidade (resistente e maleável) serviu para erguer casas, fabricar móveis, construir ferrovias e levantar cidades. Seu grande valor madeireiro condenou-a à quase extinção no final do século 20.
A Lei da Mata Atlântica nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, vetou a possibilidade de manejo de espécies nativas em florestas naturais, sendo que o corte da Araucária foi legalmente proibido no Brasil em 2001.
A Araucária, cujo principal representante é a Araucaria angustifolia é uma planta dióica, isto é, quando cada indivíduo da espécie apresenta flores de apenas um sexo, ou seja, tem árvores masculinas e femininas separadas. Consequentemente, para a produção de pinhões, que são as suas sementes, é necessária a fecundação das Araucárias femininas pelo pólen das Araucárias masculinas.
Os pinhões são muito consumidos no Sul do Brasil durante o outono e inverno, sendo considerado uma excelente fonte de energia. A importância econômica e social do pinhão é significativa, principalmente nos Estados de ocorrência natural da Araucária, com muitas famílias tendo no pinhão de povoamentos naturais a sua principal fonte de renda anual.
A araucária demora de 12 a 15 anos para iniciar a produção após o plantio e produção por mais de 200 anos. Atualmente técnicas de manejo de mudas enxertadas podem permitir a antecipação do início da produção de pinhões e escolha do sexo da planta para compor o pomar.
Num espaçamento de plantio de 10 metros por 10 metros com 70 plantas enxertadas femininas e 30 masculinas, a produtividade, de acordo com órgãos de pesquisa oficiais, seria de cerca 11.000 quilogramas por hectare. Considerando-se como exemplo, o preço de comercialização no Ceasa Curitiba, no mercado em abril/2022 de R$ 7,00 por quilograma de pinhão maduro colhido, a receita chegaria a R$ 77.000,00/hectare.
Plantios de araucária para produção de pinhões devem ser incentivados, seja para geração de renda com o seu plantio como para manter a diversidade genética da espécie.
O Banco do Brasil, principal parceiro do Agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais Linhas de Crédito de Investimento e Custeio para a Silvicultura, com prazos adequados e taxas de juros compatíveis com o mercado.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company