20/12/2022 - Cenário do trigo
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é terça-feira 20 de dezembro de 2022, meu nome é Sérgio Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos - SC e vamos falar sobre o cenário do trigo....
mostra másA safra nacional de trigo está encerrada. A estimativa é de uma safra recorde de 9,7 milhões de toneladas, 26% de aumento em relação à safra 2021.
O Rio Grande do Sul, responsável por mais de 50% da produção nacional, obteve produção recorde de 4,97 milhões de toneladas, aumento de 40% em relação à safra passada, conforme dados da Emater-RS.
O Paraná, segundo maior produtor do cereal e que responde por 35% da produção nacional, colheu 3,45 milhões de toneladas segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). Apesar do excesso de chuvas na fase de maturação afetar a qualidade do grão, esse número representa acréscimo de 8% frente a safra passada.
Minas Geras, Santa Catarina e São Paulo, aumentaram suas produções de trigo em 74%, 31% e 20% respectivamente. Boa parte desse incremento é devido ao aumento da área plantada e recuperação das perdas da safra passada. Juntos esses 3 estados respondem por 11% da produção nacional.
No cenário internacional, vale destacar a quebra de safra argentina, que segundo a Bolsa de Comércio de Rosário, é a maior da história. Estiagem e geadas ocasionaram uma quebra de 38% na safra de 2022, projetando uma produção de apenas 11,8 milhões de toneladas, ou seja, 7,2 milhões de toneladas a menos do que a estimada inicial.
Normalmente, o trigo argentino corresponde a 80% do produto importado pelo Brasil e com a quebra de safra os importadores brasileiros tendem a buscar alternativas, e o Canadá, Estados Unidos e Rússia aparecem como opções viáveis para atender a demanda do mercado interno. Segundo dados da Conab (Dez/2022), o Brasil deve importar 6,1 milhões de toneladas de trigo, para atender um consumo de 12,2 milhões de toneladas.
Mesmo assim, com a oferta elevada da recente colheita brasileira, o indicador Cepea/Esalq-Paraná do trigo registrou queda de aproximadamente 1,8% nos últimos 30 dias, e está cotado a R$ 1.786/tonelada.
E como podemos ajudar nossos clientes nesse momento? O Banco do Brasil disponibiliza linhas de comercialização e custeio para este e outros cereais de inverno para auxiliar o produtor na gestão da sua atividade. Consulte sua agência BB e parceiros agro, para mais informações.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável.
Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de colheitas fartas!
Até a próxima!
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios