20/12/2022 - Cenário do trigo

20 de dic. de 2022 · 3m 16s
20/12/2022 - Cenário do trigo
Descripción

Olá, hoje é terça-feira 20 de dezembro de 2022, meu nome é Sérgio Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos - SC e vamos falar sobre o cenário do trigo....

mostra más
Olá, hoje é terça-feira 20 de dezembro de 2022, meu nome é Sérgio Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos - SC e vamos falar sobre o cenário do trigo.

A safra nacional de trigo está encerrada. A estimativa é de uma safra recorde de 9,7 milhões de toneladas, 26% de aumento em relação à safra 2021.

O Rio Grande do Sul, responsável por mais de 50% da produção nacional, obteve produção recorde de 4,97 milhões de toneladas, aumento de 40% em relação à safra passada, conforme dados da Emater-RS.

O Paraná, segundo maior produtor do cereal e que responde por 35% da produção nacional, colheu 3,45 milhões de toneladas segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). Apesar do excesso de chuvas na fase de maturação afetar a qualidade do grão, esse número representa acréscimo de 8% frente a safra passada.

Minas Geras, Santa Catarina e São Paulo, aumentaram suas produções de trigo em 74%, 31% e 20% respectivamente. Boa parte desse incremento é devido ao aumento da área plantada e recuperação das perdas da safra passada. Juntos esses 3 estados respondem por 11% da produção nacional.

No cenário internacional, vale destacar a quebra de safra argentina, que segundo a Bolsa de Comércio de Rosário, é a maior da história. Estiagem e geadas ocasionaram uma quebra de 38% na safra de 2022, projetando uma produção de apenas 11,8 milhões de toneladas, ou seja, 7,2 milhões de toneladas a menos do que a estimada inicial.

Normalmente, o trigo argentino corresponde a 80% do produto importado pelo Brasil e com a quebra de safra os importadores brasileiros tendem a buscar alternativas, e o Canadá, Estados Unidos e Rússia aparecem como opções viáveis para atender a demanda do mercado interno. Segundo dados da Conab (Dez/2022), o Brasil deve importar 6,1 milhões de toneladas de​​​​​​ trigo, para atender um consumo de 12,2 milhões de toneladas.

Mesmo assim, com a oferta elevada da recente colheita brasileira, o indicador Cepea/Esalq-Paraná do trigo registrou queda de aproximadamente 1,8% nos últimos 30 dias, e está cotado a R$ 1.786/tonelada.

E como podemos ajudar nossos clientes nesse momento? O Banco do Brasil disponibiliza linhas de comercialização e custeio para este e outros cereais de inverno para auxiliar o produtor na gestão da sua atividade. Consulte sua agência BB e parceiros agro, para mais informações.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de colheitas fartas!

Até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca