21/02/2022 - Cenário do pinus

21 de feb. de 2022 · 3m 41s
21/02/2022 - Cenário do pinus
Descripción

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022. Eu sou Mariela Leite, assessora de Agronegócios em Arapoti (PR), e falaremos sobre o cenário do...

mostra más
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022. Eu sou Mariela Leite, assessora de Agronegócios em Arapoti (PR), e falaremos sobre o cenário do pinus.

As florestas de pinus têm grande importância no cenário nacional, com cerca de 2 milhões de hectares plantados, sendo 48% dessa área localizada na Região Sul do país.

O setor florestal, no qual está inserido o pinus, representa 1,25% do PIB nacional e 6,9% do PIB industrial, com receita bruta de R$ 97,4 bilhões de reais, gerando 3,75 milhões de empregos diretos e indiretos.

O Brasil é o principal exportador mundial de celulose e referência global no cultivo do pinus. Devido às condições edafoclimáticas favoráveis, o prazo para o primeiro corte varia de sete a 10 anos da data do plantio, tempo esse duas vezes e meia inferior quando comparado ao dos demais países produtores.

A produtividade varia de 25 a 35 m³/ha/ano, com os maiores diâmetros sendo destinados para serraria, e os menores, para a produção de celulose. Também interferem na produtividade o tipo de solo, a densidade do plantio, material genético, tratos culturais e condução da área.

Os elementos que interferem na produtividade também interferem na lucratividade, somados ao posicionamento do produtor no mercado, se é integrado ou não, e ao tipo de negociação de venda da floresta, se em pé ou com entrega no pátio da indústria de processamento.

Os principais destinos da produção florestal são indústrias de papel e celulose, moveleira, madeira serrada, compensados e painéis reconstituídos. Além dessas aplicações, a floresta de pinus também pode ser explorada, ao longo de seu ciclo, com a extração de resina, a qual é transformada em breu e terebintina, usados para fabricação de cosméticos, pneus, tinta, verniz, goma de mascar e muitos outros produtos. Na indústria de celulose, destaca-se o segmento “tissue”, usado na fabricação de lenços umedecidos, fraldas, máscaras, absorventes, entre outros.

A comercialização de celulose, produtos de higiene e também de madeira para construção civil mantém-se aquecida, tanto internamente como para exportação, beneficiada pela competitividade adicionada pela desvalorização da moeda nacional ante o dólar. Esses fatores têm contribuído para a maior demanda por áreas de plantio de florestas comerciais, entre elas a de pinus.

O Banco do Brasil, principal parceiro do agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais linhas de crédito de investimento e custeio, CPRs para plantio e condução das florestas de pinus, bem como o financiamento de certificação de manejo sustentável das áreas, com prazos adequados e taxas de juros compatíveis com o mercado.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca