21/03/2023 - Cenário da cana-de-açúcar

21 de mar. de 2023 · 3m 13s
21/03/2023 - Cenário da cana-de-açúcar
Descripción

Olá, hoje é terça-feira, 21 de março de 2023. Meu nome é Wladimir Saavedra, sou assessor(a) de agronegócios do Banco do Brasil em Araçatuba – São Paulo e vamos falar...

mostra más
Olá, hoje é terça-feira, 21 de março de 2023. Meu nome é Wladimir Saavedra, sou assessor(a) de agronegócios do Banco do Brasil em Araçatuba – São Paulo e vamos falar sobre o cenário da Cana-de-açúcar.

Na safra atual 22/23, o levantamento Unica/Observatório da Cana indica que a moagem no Centro-Sul atingiu 542 milhões de toneladas, ante 522 milhões de toneladas do período anterior, aumento de 3,78%. A qualidade da matéria-prima colhida acumulada desde o início da safra até a segunda metade de fevereiro, apresentou redução de 1,28% na comparação com o mesmo período passado, atingindo 141kg de ATR (Açúcar Total Recuperável) por tonelada de cana.

A consultoria Datagro estima a produção da próxima safra 23/24 em 590 milhões de toneladas para o Centro-Sul. É projetado cenário com estoque mundial de açúcar mais apertado, relação estoque-consumo em queda de 41,4%, com tendência de preços remuneradores para o adoçante.

Para a Raízen, a produção deve atingir 600 milhões de toneladas no período, com concentração de 139 kg de ATR por tonelada de cana. A empresa vislumbra a possibilidade de aumentar a industrialização de etanol, mas trabalha com uma curva muito favorável para o açúcar.

No mercado interno, segundo o Cepea, o ritmo de negócios do açúcar cristal em São Paulo é lento, mas o indicador segue firme. Já os preços do etanol hidratado voltaram a cair no mercado à vista. Segundo os pesquisadores, a proximidade da Safra 23/24 e o elevado estoque de passagem do produto pressionaram as cotações do biocombustível no mercado paulista.

O ritmo de retorno das usinas poderá sofrer alterações dependendo das condições climáticas de cada região canavieira. As chuvas recentes e as previsões no Centro-Sul despertam receios de atraso no início da moagem.

Em 1º de março, A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou para um possível retorno do fenômeno atmosférico El Niño este ano. Caso ocorra, o clima poderá afetar a concentração de sacarose e a moagem nas usinas, com possível impacto na disponibilidade de açúcar e etanol. A consequência seria uma pressão inflacionária sobre os preços.

Para auxiliar no planejamento do produtor, o Banco do Brasil dispõe de linhas de crédito de investimento para implantação e renovação das lavouras, aquisição de máquinas e equipamentos e para o custeio da produção.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca