22/02/2024 - Cenário do leite

22 de feb. de 2024 · 2m 58s
22/02/2024 - Cenário do leite
Descripción

Olá, hoje é 22 de fevereiro de 2024, meu nome é RICARDO VILELA CASTRO, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Uberlândia (MG) e vamos falar sobre o cenário...

mostra más
Olá, hoje é 22 de fevereiro de 2024, meu nome é RICARDO VILELA CASTRO, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Uberlândia (MG) e vamos falar sobre o cenário da Bovinocultura de Leite.

De acordo com o CEPEA depois de cair por seis meses consecutivos, o preço do leite captado em dezembro subiu 1,3% na “Média Brasil”, chegando a R$ 2,0335/litro. Esse valor é cerca de 24% menor que o registrado em dezembro de 2022.

Após sucessivas quedas na cotação do leite pago ao produtor desde maio de 2023, os Conseleites do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, sinalizam reação nos preços pago pelo litro de leite entregue em janeiro de 2024, uma das possíveis explicações se dá pela redução na captação de leite pelos laticínios desde setembro de 2023. A desvalorização do leite esteve atrelada ao excesso de oferta, em decorrência, por sua vez, do aumento da produção doméstica e das importações crescentes. Pesquisas ainda em andamento do Cepea indicam que esse cenário altista deve permanecer pelo menos até o segundo bimestre de 2024, em razão da menor produção.

Segundo a EMBRAPA, em dezembro de 2023, ocorreu um aumento no custo de produção de leite, com uma elevação do IPCLeite em 1,9%, esta elevação se deu principalmente no aumento do custo com a alimentação, sendo que o grupo Concentrado apresentou variação positiva em 5,6%.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior referentes às exportações brasileiras, indicam que os envios de dezembro de 2023 atingiram 6 milhões de litros em equivalente leite, elevação de 27% frente a novembro. O volume de queijos embarcado foi de 2,8 milhões de litros em equivalente leite (com participação de 47,7% no total exportado), o maior desde junho de 2022 e um aumento expressivo 51,8% sobre o mês anterior. Já os embarques de leite em pó e leite condensado recuaram 51,3% e 72,1%, respectivamente, no comparativo mensal e 87% e 64,6% frente ao mesmo período de 2022.

Diante deste cenário, o produtor de leite deve buscar melhorar a gestão de custos dentro da porteira e pode contar com o BB Opções Agropecuárias para assegurar um planejamento e gestão dos custos de produção através de contratos de CALL para milho.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca