22/03/2022 - Cenário da cenoura
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
BBcast agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é terça-feira, 22 de março de 2022. Meu nome é Nivia Bassi, sou assessora de agronegócios do Banco do Brasil em Novo Horizonte...
mostra másOlá! Hoje é terça-feira, 22 de março de 2022. Meu nome é Nivia Bassi, sou assessora de agronegócios do Banco do Brasil em Novo Horizonte (SP), e vamos falar sobre o cenário da cenoura.
Conforme informações da Embrapa, a cenoura é uma raiz da família Apiácea (como o aipo, a salsa, o salsão, a erva-doce, o coentro, o funcho e a mandioquinha-salsa), originária da Europa e da Ásia. As variedades comerciais mais comuns possuem raízes de cor laranja, mas há variedades com raízes de cor externa roxa e creme.
A baixa oferta atual da raiz tem impactado a disponibilidade do produto em todo o país, conforme informações do Cepea. A produção nos principais centros produtores foi afetada por condições climáticas desfavoráveis. O excesso de chuvas em Minas Gerais e Goiás gerou condições propícias para o desenvolvimento de doenças, como a mela ou podridão mole (doença bacteriana que ocasiona o apodrecimento do produto), como também de parasitas como os nematoides (que atacam as raízes, causando deformidades e galhas, que facilitam a infecção por fungos e bactérias). No Rio Grande do Sul e Paraná, a estiagem prolongada afetou o desenvolvimento das raízes, deixando a qualidade inferior ao padrão de comercialização.
Com isso, os preços da cenoura seguem em elevação em todo território nacional. Em São Gotardo (MG), que é um grande centro produtor, o preço alcançou a máxima histórica, desde o início de sua mensuração pelo Cepea, em 2018. Assim, entre os dias 14 e 18 de março de 2022, a caixa de 29 kg “suja” foi comercializada, em média, a R$ 140,00, valor que representa aumento de 17,9% frente ao observado no início do mês. Na região de Irecê (BA), a valorização no período foi de 30%, e em Caxias do Sul (RS), 5%.
Dado o preço elevado e a perspectiva de continuidade de bons preços, o produtor, principalmente em Minas Gerais, tem iniciado o cultivo de variedades de inverno, mais resistentes à ação de algumas pragas e doenças.
O Banco do Brasil, maior parceiro do agronegócio, disponibiliza oportunidades de financiamento, tanto para investimento quanto para custeio da atividade. Para mais informações, procure o seu gerente de relacionamento.
Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios