22/08/2022 - Cenário da piscicultura

22 de ago. de 2022 · 3m 5s
22/08/2022 - Cenário da piscicultura
Descripción

Olá, hoje é 22 agosto de 2022, meu nome é Marcelo Matsumura, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em São João da Boa Vista – SP, e vamos...

mostra más
Olá, hoje é 22 agosto de 2022, meu nome é Marcelo Matsumura, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em São João da Boa Vista – SP, e vamos falar sobre a criação do peixe panga.

No fim da década de 1980, o Brasil iniciava a criação de tilápia, e o Vietnã, do panga. Mas só em 2012 chegaram as primeiras informações ao Brasil de um caso de sucesso de criação de peixes do Vietnã: o panga ou Pangasius (Pangasianodon hypophthalmus) peixe nativo do rio Mekong, sudeste da Ásia. Atualmente, o Brasil produz cerca de 500 mil toneladas de tilápia, e o Vietnã, 3 milhões de toneladas de panga por ano.

A legislação brasileira permitiu a criação da espécie no Brasil, com a exigência de que seja conduzida tanque escavado. Com isso, a criação de panga tornou-se uma excelente opção de diversificação para os produtores rurais que possuem recursos hídricos na propriedade.

Testes realizados com o panga no Estado de São Paulo mostraram uma excelente adaptação ao clima (principalmente com relação ao inverno), excelentes índices zootécnicos, viabilidade para a indústria e aceitabilidade pelo mercado consumidor, tanto pela cor, tamanho e sabor.

Uma das principais características desse tipo de criação é a produtividade (cerca de 200 toneladas de peixe por hectare de lâmina d’água), enquanto o modal da tilápia em São Paulo produz por volta de 20 toneladas de tilápia por hectare de lâmina d’água. O panga também é menos dependente oxigenação da água e, quando há queda de energia, pode sobreviver várias horas sem aeração da água.

O consumo de peixe pelo brasileiro (menos de 5 kg/habitante/ano) ainda é pequeno perto do consumo global (≈ 20 kg/hab/ano). A América Latina só consome mais peixe que o continente africano. O aumento da produção de peixes através da piscicultura no Brasil irá proporcionar para a população uma fonte proteica alternativa e bem saudável. Segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), existe no Brasil 1 milhão de produtores, e a piscicultura movimentou em 2021 cerca de R$ 8 bilhões e, ainda, gerou 1 milhão de empregos diretos e mais 2 milhões de empregos indiretos.

E, para os produtores que desejam implementar ou expandir sua atividade de piscicultura, o Banco do Brasil possui linhas de crédito e recursos disponíveis para investirem na infraestrutura, custeio da aquisição dos alevinos, arraçoamento dos peixes e demais necessidades para condução da atividade.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca