22/08/2022 - Cenário da piscicultura
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é 22 agosto de 2022, meu nome é Marcelo Matsumura, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em São João da Boa Vista – SP, e vamos...
mostra másNo fim da década de 1980, o Brasil iniciava a criação de tilápia, e o Vietnã, do panga. Mas só em 2012 chegaram as primeiras informações ao Brasil de um caso de sucesso de criação de peixes do Vietnã: o panga ou Pangasius (Pangasianodon hypophthalmus) peixe nativo do rio Mekong, sudeste da Ásia. Atualmente, o Brasil produz cerca de 500 mil toneladas de tilápia, e o Vietnã, 3 milhões de toneladas de panga por ano.
A legislação brasileira permitiu a criação da espécie no Brasil, com a exigência de que seja conduzida tanque escavado. Com isso, a criação de panga tornou-se uma excelente opção de diversificação para os produtores rurais que possuem recursos hídricos na propriedade.
Testes realizados com o panga no Estado de São Paulo mostraram uma excelente adaptação ao clima (principalmente com relação ao inverno), excelentes índices zootécnicos, viabilidade para a indústria e aceitabilidade pelo mercado consumidor, tanto pela cor, tamanho e sabor.
Uma das principais características desse tipo de criação é a produtividade (cerca de 200 toneladas de peixe por hectare de lâmina d’água), enquanto o modal da tilápia em São Paulo produz por volta de 20 toneladas de tilápia por hectare de lâmina d’água. O panga também é menos dependente oxigenação da água e, quando há queda de energia, pode sobreviver várias horas sem aeração da água.
O consumo de peixe pelo brasileiro (menos de 5 kg/habitante/ano) ainda é pequeno perto do consumo global (≈ 20 kg/hab/ano). A América Latina só consome mais peixe que o continente africano. O aumento da produção de peixes através da piscicultura no Brasil irá proporcionar para a população uma fonte proteica alternativa e bem saudável. Segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), existe no Brasil 1 milhão de produtores, e a piscicultura movimentou em 2021 cerca de R$ 8 bilhões e, ainda, gerou 1 milhão de empregos diretos e mais 2 milhões de empregos indiretos.
E, para os produtores que desejam implementar ou expandir sua atividade de piscicultura, o Banco do Brasil possui linhas de crédito e recursos disponíveis para investirem na infraestrutura, custeio da aquisição dos alevinos, arraçoamento dos peixes e demais necessidades para condução da atividade.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company