22/11/2022 - Cenário da laranja

22 de nov. de 2022 · 3m 44s
22/11/2022 - Cenário da laranja
Descripción

Olá! Hoje é terça-feira, 22 de novembro de 2022, meu nome é Márcia Calixto, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Bauru - SP e falaremos sobre o...

mostra más
Olá! Hoje é terça-feira, 22 de novembro de 2022, meu nome é Márcia Calixto, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Bauru - SP e falaremos sobre o cenário da citricultura.

A safra de laranja está transcorrendo bem, com perspectiva de aumento de 51 milhões de caixas na produção. Porém, ainda que as condições das lavouras para a próxima safra estejam favoráveis, as margens de rentabilidade do produtor poderão ser impactadas pelos maiores custos de produção.

A demanda pela fruta continua forte, já que os estoques de suco estão reduzidos. No Brasil, o cenário aponta para manutenção dos preços em bons patamares, aumento da produção e da demanda até que haja recuperação das perdas ocorridas nas duas safras anteriores. O desenvolvimento da safra atual é bom, com frutos de melhor calibre e qualidade, favorecidos pela regularidade das chuvas nesse ano, em toda a região produtora.

A última estimativa da safra 2022/2023 divulgada pelo Fundecitrus em setembro apontava expectativa de uma safra de cerca de 314 milhões de caixas de 40,8 kg de laranjas para o cinturão citrícola, produção 19% maior que da safra 2021/2022. Já a produção da Flórida deve somar apenas 28 milhões de caixas, 32% menor que a temporada passada, sendo a menor safra desde a de 1935/36, segundo estimativas do USDA.

Apesar do desempenho positivo, a maior produção não é suficiente para gerar excedentes, devido à elevada demanda industrial, em função dos baixos estoques de suco. Assim, o cenário é de uma oferta e demanda bastante ajustada.

Outro ponto importante, de acordo com o CEPEA/Esalq, é a redução da área de produção de laranjas. Segundo o inventário do Fundecitrus, houve uma retração de 3,6% na área plantada com laranjas de 2018 para 2022 no cinturão citrícola. Isso pode impactar o cenário futuro da citricultura, limitando as safras seguintes a produções máximas de 350 milhões de caixas de 40,8 kg.

As últimas cotações da laranja-indústria apontam para uma variação negativa de menos de 1% em relação ao mês de outubro, com a caixa alcançando um valor de R$ 32,09. Já a laranja-mesa houve um aumento de cerca de 3%, sendo comercializada a R$ 42,72 por caixa.

O Banco do Brasil dispõe de linhas de investimento para melhoria da estrutura produtiva, irrigação, máquinas, implementos e renovação de pomares. Procure seu gerente de relacionamento para mais informações.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável.
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca