23/08/2022 - Cenário da tangerina

23 de ago. de 2022 · 3m 35s
23/08/2022 - Cenário da tangerina
Descripción

Olá! Hoje é terça-feira, 23 de agosto de 2022, meu nome é Marcia Cristina Calixto, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Bauru-SP, e hoje vamos falar sobre...

mostra más
Olá! Hoje é terça-feira, 23 de agosto de 2022, meu nome é Marcia Cristina Calixto, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Bauru-SP, e hoje vamos falar sobre o cenário da tangerina.

A tangerina é uma das frutas mais produzidas e consumidas no Brasil e no mundo. Em 2020, segundo o IBGE, o Brasil colheu pouco mais de 1 milhão de toneladas em cerca de 55 mil hectares. Atualmente, 84% da produção concentra-se nos estados de SP, MG, PR e RS, sendo que o Estado de São Paulo se destaca como principal produtor, com produtividades elevadas, próximas a 32 t/ha, bem acima da média nacional que é de 18 t/ha.

A área cultivada com tangerinas do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste de Minas Gerais aumentou 3% nos últimos três anos, para quase 12,6 mil hectares, segundo o Fundo de Defesa da Citricultura. Foram identificados 3 mil hectares com pomares novos (até 3 anos), que deverão começar a produzir ainda nesta safra. A produção está concentrada entre Tangor Murcott e Tangerina Ponkan, que tem expandido para o sul de Minas Gerais, com destaque para o município de Campanha.

Em São Paulo, o acúmulo da estiagem pelo terceiro ano consecutivo causou forte impacto nos pomares, provocando morte das raízes, com consequente redução da produtividade. Em Minas Gerais, além das altas temperaturas, as geadas reduziram o tamanho e a qualidade das frutas produzidas.

A oferta da Ponkan foi bem distribuída ao longo do primeiro semestre, porém devido às restrições econômicas no país e à queda de temperatura em maio e junho, o consumo foi menos alavancado que o esperado. De acordo com o indicador CEPEA, o preço médio acumulado em 2022 foi de R$ 45,00 a caixa de 27 kg da fruta, valor 40% superior ao registrado em 2021.

No Rio Grande do Sul, onde as tangerinas são chamadas de bergamotas, as principais variedades produzidas são Montenegrina, Caí, Pareci e Okitsu. A área total plantada no estado já ultrapassa 13.000 ha, sendo a maior parte composta por pequenas propriedades. A safra segue sendo colhida e a expectativa para este ano é de frutos grandes, com ótima qualidade. Os produtores estão satisfeitos com o retorno da Montenegrina, que está sendo comercializada a R$ 50,00 a caixa de 25 kg.

Investir em novos plantios e na renovação das lavouras, combinado à sistemas de irrigação e energia fotovoltaica devem ser analisados pelos produtores, a fim de aproveitar o bom momento da cultura. Para isso, conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca