24/05/2022 - Cenário da tainha
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 24 de maio de 2022. Meu nome é Bruno Regis, sou assessor na Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil em Brasília...
mostra másOlá! Hoje é 24 de maio de 2022. Meu nome é Bruno Regis, sou assessor na Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil em Brasília (DF), e nossa conversa será sobre a pesca da tainha no Brasil.
Vamos iniciar falando um pouco sobre esse peixe de hábito migratório que é considerado uma das iguarias marinhas, devido a seu delicioso sabor.
Uma tainha chega a produzir até 5 milhões de ovos em sua jornada pelo litoral brasileiro. E o ciclo da tainha é bem por aí: ela nasce e vive um ano no mar, depois se desloca até estuários e lagoas costeiras, onde cresce durante cerca de 4 a 6 anos, atingindo a maturidade.
A temporada 2022 da safra de tainha começou no dia 1º de maio e termina em 31 de julho em Santa Catarina. Para acontecer, a pesca da tainha precisa ter o clima ideal: vento sul, água do mar bem fria e a temperatura baixa. Essa combinação somada a uma mãozinha da natureza faz com que a safra da pesca da tainha seja muito produtiva. No último final de semana, iniciado no dia 20/05, o clima frio já auxiliou no início da pesca.
Em Santa Catarina, tanto a pesca artesanal quanto a pesca industrial são importantes, mas a primeira é aquela que mais se identifica com o povo e seus costumes açorianos e é dela que surgem os vários festivais da tainha ao longo da Costa Catarinense. Deles, destacamos a Festa Estadual da Tainha em Florianópolis. Outros municípios realizam festas, como Bombinhas, Porto Belo, Itajaí e Barra do Sul, por exemplo. A pesca artesanal da tainha é reconhecida como Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de SC.
As modalidades mais empregadas são a pesca com tarrafa, o cerco e o arrasto. A tarrafa é uma rede que, atirada pelo pescador desembarcado ou embarcado em botes e canoas, forma uma espécie de cone que aprisiona os peixes. Famosa mundialmente é a pesca com tarrafa nos molhes da Barra de Laguna, onde os botos cercam e conduzem os peixes na direção dos pescadores facilitando a pesca deles e dos próprios botos. Lá, a interação é tão grande que os botos receberam nomes dos pescadores!
Já na modalidade de cerco, uma ou duas canoas vão ao mar lançando a rede em torno do cardume de forma que se possa cercar o peixe. A modalidade de arrasto, por outro lado, é aquela em que a rede forma uma espécie de “U” em volta do cardume, e ele é arrastado até a praia.
Quanto à importância, a tainha movimenta grandemente as comunidades pesqueiras de todo litoral catarinense: diretamente com a pesca e indiretamente com as festividades em torno dela, sendo muito importante para o turismo do estado. Já na pesca industrial, há incremento do PIB estadual. Ano passado, o volume pescado fechou com 1.831 toneladas de tainhas, 611 toneladas a mais que no ano anterior, contando ambas as modalidades.
Visando apoiar o setor nessa expansão, o Banco do Brasil disponibiliza diversas oportunidades de crédito para investimento na construção, reforma e modernização de redes e barcos, nas linhas Inovagro, Moderagro, InvestAgro, Pronaf Mais Alimentos e Pronamp.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company