25/04/2022 - Cenário do arroz

25 de abr. de 2022 · 3m 28s
25/04/2022 - Cenário do arroz
Descripción

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é segunda-feira, 25 de abril de 2022. Meu nome é Fabíola Lira, assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Tangará da Serra...

mostra más
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é segunda-feira, 25 de abril de 2022. Meu nome é Fabíola Lira, assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Tangará da Serra (MT), e falaremos sobre o cenário do arroz.

Conforme divulgado pela Conab em seu 7º levantamento da Safra Brasileira de Grãos, a produção de arroz no Brasil está estimada em 10,5 milhões de toneladas, 10,5% inferior ao volume produzido na safra passada. Desse volume, 9,7 milhões de toneladas advêm de cultivo irrigado, sendo 0,8 milhão de tonelada oriunda de áreas com plantio de sequeiro.

A colheita da cultura está em fase final na área estimada para esta safra em 1,625 milhão de hectares. Cerca de 80% desta área está atrelada à rizicultura irrigada, e os outros 20% ao manejo de sequeiro, que vem perdendo espaço no país nos últimos anos.

De acordo com o Cepea/Esalq-USP, o ritmo de negócios de arroz em casca está reduzido no Rio Grande do Sul, principal estado produtor, devido à retração de agentes por conta dos feriados de abril. As oscilações da taxa de câmbio e as incertezas quanto ao ritmo de compras por parte de atacadistas e varejistas também diminuíram a liquidez.

Nesse cenário, as cotações do arroz em casca continuaram recuando. Entre 12 e 19 de abril, a média ponderada do estado do RS, representada pelo Indicador Cepea/Irga (58% de grãos inteiros e pagamento à vista), reduziu 1,48%, fechando cotado a R$ 72,64/saca de 50 kg, na terça-feira, dia 19.

Ainda de acordo com a Conab, o arroz paraguaio tem apresentado um preço mais competitivo do que o nacional, observando-se uma intensa demanda por este produto, principalmente pelas indústrias de beneficiamento do Sudeste e Nordeste do país. Como consequência, apesar da redução da produção brasileira de arroz, o mercado interno iniciou um ciclo de queda nas cotações.

Entretanto, tendo em vista a limitação do volume importado dos países do Mercosul, dado o cenário de menor produção nacional e de redução dos estoques de passagem para o ano de 2022, há perspectiva de preços mais elevados no segundo semestre deste ano.

Para atender à necessidade do rizicultor na comercialização do seu produto no melhor momento, o Banco do Brasil disponibiliza linhas de crédito para armazenagem. Procure seu gerente de relacionamento para mais informações.

E, para ter acesso a este e outros BBCasts, acesse blog.broto.com.br/bbcast-agro ou procure por “BBCast Agro” em sua plataforma de streaming de preferência.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca