25/04/2022 - Cenário do arroz
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é segunda-feira, 25 de abril de 2022. Meu nome é Fabíola Lira, assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Tangará da Serra...
mostra másOlá! Hoje é segunda-feira, 25 de abril de 2022. Meu nome é Fabíola Lira, assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Tangará da Serra (MT), e falaremos sobre o cenário do arroz.
Conforme divulgado pela Conab em seu 7º levantamento da Safra Brasileira de Grãos, a produção de arroz no Brasil está estimada em 10,5 milhões de toneladas, 10,5% inferior ao volume produzido na safra passada. Desse volume, 9,7 milhões de toneladas advêm de cultivo irrigado, sendo 0,8 milhão de tonelada oriunda de áreas com plantio de sequeiro.
A colheita da cultura está em fase final na área estimada para esta safra em 1,625 milhão de hectares. Cerca de 80% desta área está atrelada à rizicultura irrigada, e os outros 20% ao manejo de sequeiro, que vem perdendo espaço no país nos últimos anos.
De acordo com o Cepea/Esalq-USP, o ritmo de negócios de arroz em casca está reduzido no Rio Grande do Sul, principal estado produtor, devido à retração de agentes por conta dos feriados de abril. As oscilações da taxa de câmbio e as incertezas quanto ao ritmo de compras por parte de atacadistas e varejistas também diminuíram a liquidez.
Nesse cenário, as cotações do arroz em casca continuaram recuando. Entre 12 e 19 de abril, a média ponderada do estado do RS, representada pelo Indicador Cepea/Irga (58% de grãos inteiros e pagamento à vista), reduziu 1,48%, fechando cotado a R$ 72,64/saca de 50 kg, na terça-feira, dia 19.
Ainda de acordo com a Conab, o arroz paraguaio tem apresentado um preço mais competitivo do que o nacional, observando-se uma intensa demanda por este produto, principalmente pelas indústrias de beneficiamento do Sudeste e Nordeste do país. Como consequência, apesar da redução da produção brasileira de arroz, o mercado interno iniciou um ciclo de queda nas cotações.
Entretanto, tendo em vista a limitação do volume importado dos países do Mercosul, dado o cenário de menor produção nacional e de redução dos estoques de passagem para o ano de 2022, há perspectiva de preços mais elevados no segundo semestre deste ano.
Para atender à necessidade do rizicultor na comercialização do seu produto no melhor momento, o Banco do Brasil disponibiliza linhas de crédito para armazenagem. Procure seu gerente de relacionamento para mais informações.
E, para ter acesso a este e outros BBCasts, acesse blog.broto.com.br/bbcast-agro ou procure por “BBCast Agro” em sua plataforma de streaming de preferência.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios