25/07/2023 - Cenário da mandioca

25 de jul. de 2023 · 2m 43s
25/07/2023 - Cenário da mandioca
Descripción

Olá, hoje é 26 de julho de 2023, meu nome é Gustavo Maeda sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Uberaba - MG e falaremos hoje sobre o...

mostra más
Olá, hoje é 26 de julho de 2023, meu nome é Gustavo Maeda sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Uberaba - MG e falaremos hoje sobre o cenário da mandioca.

  A mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, tem origem na América do Sul, sendo o segundo alimento fonte de energia, depois do arroz, para 1 bilhão de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. De acordo com a EMBRAPA, cerca de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 5,7% da produção mundial. O País é o quinto maior produtor segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Por ser de fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.

De modo geral, 40% das raízes são destinadas à produção de farinha, 20% para produção de amido e o restante, destinado a usos como mandioca de mesa e alimentação animal. O Pará é o maior estado produtor brasileiro de mandioca e o Paraná é líder nacional na industrialização, principalmente na produção de fécula.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção brasileira de raiz de mandioca no ano de 2023, deverá ser de 18,4 milhões de toneladas, colhidas em uma área total de 1,24 milhões de hectares. No comparativo com a produção de 2022, apontam um aumento da área plantada, que deverá crescer 2,6% com relação à safra anterior, enquanto a produtividade deverá permanecer praticamente estável.

Dentre os produtos que compõem a cadeia produtiva da mandioca, no que diz respeito ao mercado internacional, o de maior destaque é a fécula, já que a farinha é consumida internamente e a exportação de raízes ainda é incipiente. Durante o ano de 2022, foram exportadas 43,6 mil toneladas de fécula de mandioca. Esta quantidade, representa um aumento de 6% com relação ao volume exportado em 2021, considerado o segundo ano seguido de recorde de exportação para o setor.

O Banco do Brasil, coloca à disposição dos produtores rurais linhas de crédito de custeio, investimentos, e beneficiamento das lavouras de mandioca.

Conte sempre com a Assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca