26/08/2024 - Cenário da cana-de-açúcar

27 de ago. de 2024 · 4m 24s
26/08/2024 - Cenário da cana-de-açúcar
Descripción

Olá, hoje é 27 de agosto de 2024, eu sou Graça Fogli, Assessor(a) de Agronegócios do Banco do Brasil em Araraquara, SP, e hoje vamos falar sobre o cenário da...

mostra más
Olá, hoje é 27 de agosto de 2024, eu sou Graça Fogli, Assessor(a) de Agronegócios do Banco do Brasil em Araraquara, SP, e hoje vamos falar sobre o cenário da cana-de-açúcar.

    A estimativa de produção de cana-de-açúcar no Brasil a safra 2024/2025 está em 689,8 milhões de toneladas. Em 22 de agosto passado, a publicação   conta sobre o segundo maior volume de cana a ser colhido na série histórica acompanhada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), atrás apenas da produção obtida no ciclo anterior.

  Com área de 8,63 milhões de hectares destinados à colheita, aumento de 3,5% em relação à última safra, a redução na produção de 3,3% é explicada pelo menor desempenho das lavouras. A Conab estima queda na produtividade de 6,6%, e espera-se 79,95 toneladas de cana por hectare.

  Segundo a Conab, os baixos índices pluviométricos aliados às altas temperaturas registradas na região Centro-Sul do país são os principais fatores que devem reduzir a produção em relação à safra passada.

  A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) deve divulgar os números oficiais da produção no Centro Sul, na primeira quinzena de agosto, nesta semana, em data ainda a ser anunciada.

  Mas, há expectativas feitas por estudiosos do setor. A estimativa para a moagem de cana no período é de média calculada em 45,79 milhões de toneladas, redução de 4,5% em relação ao ano anterior. O ATR deve ser de 150,11 kg/tonelada, o que representa aumento de 0,6%.   A produção de açúcar deve registrar queda de 5,2% na primeira quinzena, para 3,29 milhões de toneladas.

  A proporção de cana utilizada para a produção de açúcar está prevista para ser de 50,14%, leve redução em relação aos 50,82% do ano anterior.  A produção de etanol hidratado a partir da cana-de-açúcar e do milho deve totalizar 1,41 bilhões de litros, redução de 0,77%. A produção de etanol anidro deve alcançar 947 milhões de litros, aumento de 2,58% em relação ao ano passado.

   O próximo cenário da cana deverá abordar o grave problema a ser enfrentado pelo setor de produção, depois das queimadas ocorridas no estado de São Paulo. De acordo com a Orplana, o fogo atingiu cerca de 59 mil ha e deve causar prejuízos próximos a 350 mi de reais.

  Para atender as necessidades da cultura da cana-de-açúcar, o produtor pode sempre contar com o Banco do Brasil. Há linhas de crédito para investimento, como implantação e reforma de canaviais, irrigação, compra de máquinas e implementos para a atividade, além do tradicional crédito de custeio agrícola e CPR.

    Quer saber sobre as principais cadeias do agronegócio, e muito mais? Inscreva-se na nossa página do Broto! www.broto.com.br.

    Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil.

    Fica a dica de crédito consciente e sustentável.  Até a próxima! 
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca