28/05/2024 - Cenário da cana-de-açúcar

28 de may. de 2024 · 2m 59s
28/05/2024 - Cenário da cana-de-açúcar
Descripción

Olá, hoje é 28 de maio de 2024, eu sou Maurício Alonso, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Ribeirão Preto, SP, e hoje vamos falar sobre o cenário...

mostra más
Olá, hoje é 28 de maio de 2024, eu sou Maurício Alonso, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Ribeirão Preto, SP, e hoje vamos falar sobre o cenário da cana-de-açúcar.

     A última safra foi encerrada com aumento na produtividade de cana e produção recorde de açúcar, acarretando aumento da oferta da commodity. Em nível mundial, contribuiu também para esse aumento, a recuperação das produções asiáticas, principalmente da Tailândia e Índia.     Este cenário tem causado um arrefecimento nos preços internacionais do açúcar que, até o final de 2023, estavam em consecutivas altas, devido aos estoques mundiais reduzidos.

    O contrato futuro na bolsa de Nova York com vencimento em julho/2024 fechou em 17 de maio a U$ 18,41 cents/libra peso, valor 27% abaixo do pico obtido em novembro do ano passado, quando chegou a ultrapassar os U$ 25 cents/libra peso.

    Em contrapartida, para a safra 2024/2025, iniciada em abril, já há rumores de que dificilmente a produção alcançará os patamares do último ciclo.  Adversidades climáticas têm acarretado seguidas reduções nas estimativas de produção.

  Entre outubro de 2023 a janeiro de 2024, os canaviais sofreram com temperaturas elevadas e precipitações abaixo do esperado. Após um período de clima em relativa normalidade, a partir da segunda quinzena de abril, as chuvas cessaram e muitos produtores, neste momento, se preocupam com o desenvolvimento dos novos plantios, bem como da rebrota recente das áreas de soqueira.

    Em sua primeira estimativa sobre a safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada em abril, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetava produção próxima de 686 milhões de toneladas, uma redução de 3,8% em relação à temporada anterior.

    Mesmo com menor oferta de cana, a produção de açúcar deverá se manter estável, próxima dos 46 milhões de toneladas, com as usinas ainda aproveitando os contratos fechados no ano passado.

    Já a produção de etanol de cana, certamente será prejudicada, sendo amenizada pela produção de etanol de milho, que deverá crescer cerca de 16% no período.

     O Banco do Brasil conta com um amplo portifólio de linhas de crédito, seguros, consórcios, futuros e opções, que contribuem para a perenidade e redução dos riscos da produção agropecuária.

    Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável.  Até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca