29/10/2021 - Cenário da bubalinocultura

29 de oct. de 2021 · 2m 30s
29/10/2021 - Cenário da bubalinocultura
Descripción

Olá! Hoje é 29 de outubro de 2021. Meu nome é Leobino Almeida dos Santos, sou assessor de Agronegócios em Belém, Pará, e falaremos sobre o cenário da bubalinocultura. O...

mostra más
Olá! Hoje é 29 de outubro de 2021. Meu nome é Leobino Almeida dos Santos, sou assessor de Agronegócios em Belém, Pará, e falaremos sobre o cenário da bubalinocultura.

O búfalo (bubalus bubalis) é uma espécie animal originária da região asiática compreendida pela Índia, Sri Lanka e Indochina. Devido suas características zootécnicas de adaptabilidade e rusticidade, foi trazida para o estado do Pará no final do século 19 por um criador, de onde se disseminou pelo Brasil.

A Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) considera que existam, no mundo, cerca de 200 milhões de cabeças de búfalos, sendo que cerca de 97% destas encontram-se na Ásia. No Brasil, o rebanho aproximado é de 3 milhões de cabeças.

Segundo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) 66% desse rebanho estão na Região Norte do Brasil, 13% no Sudeste, 9% no Nordeste, 8% no Sul e no Centro-Oeste 4%.

A renda bruta com a bubalinocultura em 2019, conforme a ABCB, foi de 1,1 bilhão de reais, com 70% deste valor oriundo da produção de leite e 30% da produção de carne.
O leite de búfala é mais valorizado do que o da vaca, por conta de suas características de teor e qualidade proteica, conferindo melhor palatabilidade dos produtos derivados, principalmente o queijo. O preço médio do litro de leite de búfala em setembro de 2021 ficou em R$ 2,50.
Além disso, com a valorização da carne bovina desde 2019, a carne bubalina também se elevou, pois nos estados do Pará e Amapá, que detêm 59% do rebanho nacional, a relação de preço do quilo do peso vivo do búfalo é de 70% do quilo do peso vivo do boi gordo, aproximadamente. Fatores que beneficiaram essa cadeia produtiva.
O Banco do Brasil, além de custear a produção, conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa investir, em recuperação de pastagens degradas, implantação de ordenha mecânica e geração de energia alternativa.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca