29/11/2023 - Cenário do trigo

29 de nov. de 2023 · 3m 25s
29/11/2023 - Cenário do trigo
Descripción

Olá, hoje é 29 de novembro de 2023, meu nome é Sérgio Sousa, sou Assessor de Agronegócios em Campos Novos (SC) e vamos falar sobre o cenário do Trigo. A...

mostra más
Olá, hoje é 29 de novembro de 2023, meu nome é Sérgio Sousa, sou Assessor de Agronegócios em Campos Novos (SC) e vamos falar sobre o cenário do Trigo.

A colheita da safra brasileira 23/23 chegou a 97% da área. Segundo dados da Conab, houve aumento de 12% na área cultivada no país em relação ao projetado para fevereiro deste ano. Entretanto, a produtividade foi reduzida em 8% e a produção total foi estimada em 9,63 milhões de toneladas, 8,72% menor.

No Paraná, no mês de outubro, registrou-se precipitação acima da média, o que atrapalhou a colheita nas regiões Centro-Sul e Campos Gerais, onde o plantio é tardio, afetando a qualidade final dos grãos. Essas regiões respondem por 30% da área de cultivo no estado. O Paraná tem potencial de produção de 3,85 milhões de toneladas, segundo o Departamento de Economia Rural (DERAL).

No Rio Grande do Sul, também ocorreram precipitações que afetaram todas as regiões, principalmente norte e noroeste do estado, que representam 75% da produção. As perdas podem chegar a mais de 60% em relação a produtividade prevista e estima-se que 2% da área plantada não será colhida em função da baixa qualidade. Grande parte da produção não está sendo classificada como trigo pão com pH acima de 78 e há relatos de recusa de recebimento de cargas por cooperativas e cerealistas.

No cenário internacional, destacamos a seca na região produtora argentina. A produção se concentra principalmente nas províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé, que respondem por 80% da produção total. Essas regiões tiveram ocorrência de precipitações abaixo da média, com condições adversas para a cultura e consequentemente sua produtividade. Refletindo este cenário, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), neste mês, reduziu a estimativa de produção da Argentina em 9% em relação ao relatório de outubro. Produção esta estimada agora em 15 milhões de toneladas.

O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou elevação de preço de 33,77% nos últimos 30 dias, cotado a R$ 1.343,16/ton em 24/11/2023. A alta observada no período é fundamentada pela falta e pela baixa qualidade ofertada no mercado. Mesmo assim, comparando-se ao mesmo período do ano anterior, a redução ainda é de 29,43%.

O Banco do Brasil disponibiliza linha de comercialização para este e outros cereais de inverno visando auxiliar o produtor rural na sua gestão e otimização das estratégias de venda. Consulte sua agência BB e parceiros agro, para mais informações

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca