29/11/2023 - Cenário do trigo
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é 29 de novembro de 2023, meu nome é Sérgio Sousa, sou Assessor de Agronegócios em Campos Novos (SC) e vamos falar sobre o cenário do Trigo. A...
mostra másA colheita da safra brasileira 23/23 chegou a 97% da área. Segundo dados da Conab, houve aumento de 12% na área cultivada no país em relação ao projetado para fevereiro deste ano. Entretanto, a produtividade foi reduzida em 8% e a produção total foi estimada em 9,63 milhões de toneladas, 8,72% menor.
No Paraná, no mês de outubro, registrou-se precipitação acima da média, o que atrapalhou a colheita nas regiões Centro-Sul e Campos Gerais, onde o plantio é tardio, afetando a qualidade final dos grãos. Essas regiões respondem por 30% da área de cultivo no estado. O Paraná tem potencial de produção de 3,85 milhões de toneladas, segundo o Departamento de Economia Rural (DERAL).
No Rio Grande do Sul, também ocorreram precipitações que afetaram todas as regiões, principalmente norte e noroeste do estado, que representam 75% da produção. As perdas podem chegar a mais de 60% em relação a produtividade prevista e estima-se que 2% da área plantada não será colhida em função da baixa qualidade. Grande parte da produção não está sendo classificada como trigo pão com pH acima de 78 e há relatos de recusa de recebimento de cargas por cooperativas e cerealistas.
No cenário internacional, destacamos a seca na região produtora argentina. A produção se concentra principalmente nas províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé, que respondem por 80% da produção total. Essas regiões tiveram ocorrência de precipitações abaixo da média, com condições adversas para a cultura e consequentemente sua produtividade. Refletindo este cenário, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), neste mês, reduziu a estimativa de produção da Argentina em 9% em relação ao relatório de outubro. Produção esta estimada agora em 15 milhões de toneladas.
O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou elevação de preço de 33,77% nos últimos 30 dias, cotado a R$ 1.343,16/ton em 24/11/2023. A alta observada no período é fundamentada pela falta e pela baixa qualidade ofertada no mercado. Mesmo assim, comparando-se ao mesmo período do ano anterior, a redução ainda é de 29,43%.
O Banco do Brasil disponibiliza linha de comercialização para este e outros cereais de inverno visando auxiliar o produtor rural na sua gestão e otimização das estratégias de venda. Consulte sua agência BB e parceiros agro, para mais informações
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios