31/08/2022 - Cenário da cachaça

31 de ago. de 2022 · 3m 23s
31/08/2022 - Cenário da cachaça
Descripción

Olá, hoje é quarta-feira, 31 de agosto de 2022, meu nome é Celso Cavados, Sou Gerente na Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil e falaremos sobre o cenário da...

mostra más
Olá, hoje é quarta-feira, 31 de agosto de 2022, meu nome é Celso Cavados, Sou Gerente na Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil e falaremos sobre o cenário da cachaça.

Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil. Sua origem se data por volta dos anos 1500 e foi o primeiro destilado produzido nas américas. Atualmente é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo.

Em 2021, foram exportados mais de 7 milhões de litros de cachaça, para 67 países, por mais de 50 empresas, gerando receita de 13,17 milhões de dólares. Os principais países de destino foram os Estados Unidos, Alemanha, Paraguai e Portugal.

Conforme dados do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulgados no Anuário da Cachaça de 2021, o Brasil possuía em 2020 1.131 produtores de Cachaça registrados e um total de 5.523 Marcas desses Produtos Registradas no Mapa.

A região Sudeste possui 69% dos estabelecimentos registrados para produção de cachaça, seguida pela Nordeste, Sul, Centro-oeste e região Norte. Em relação a produção, os estados mais representativos são Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Paraíba.

Conforme o Instituto Brasileiro da Cachaça - IBRAC, o Brasil possui capacidade instalada para produção de Cachaça de aproximadamente 1,2 bilhão de litros anuais, porém se produz anualmente menos de 800 milhões de litros. O setor gera mais de 600 mil empregos diretos e indiretos e a quantidade de produtores informais pode chegar a 89%. Para termos idéia, a cachaça representa 72% do mercado de destilados no Brasil.

A qualidade da cachaça é regulamentada pelo Decreto nº 6.871, de 2009 e pela a Instrução Normativa nº 13, de 2005 do MAPA, que fixam os Padrões de Identidade e Qualidade do produto. Além da qualidade da matéria prima, processo de fermentação e destilação, o tipo da madeira utilizada nas barricas de envelhecimento como Carvalho, Amburana, Ipê, interferem no sabor e qualidade da cachaça.

No tocante a matéria prima, a cana-de-açúcar, fatores como fertilidade do solo, tipo de adubação, variedade da cana, tratos culturais, manejos de colheita e pós colheita, além das condições climáticas, podem afetar diretamente a qualidade do produto e refletir na qualidade da cachaça produzida.

E para auxiliar na melhoria do manejo e da produção da cana-de-açúcar, O Banco do Brasil conta além do tradicional custeio, com linhas como a Moderagro, para que o produtor e a agroindústria possam investir na construção e modernização de infraestrutura, aquisição de máquinas, equipamentos e demais materiais para produção de cachaça.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca