31/12/2021 - Cenário da erva-mate

3 de ene. de 2022 · 2m 51s
31/12/2021 - Cenário da erva-mate
Descripción

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 31 de dezembro de 2021. Meu nome é Karin Correa Foggiato e sou assessora de Agronegócios em Curitiba, Paraná. Falaremos sobre o...

mostra más
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é 31 de dezembro de 2021. Meu nome é Karin Correa Foggiato e sou assessora de Agronegócios em Curitiba, Paraná. Falaremos sobre o cenário da erva-mate.

A erva-mate é o principal produto florestal não madeireiro nos três estados da Região Sul do país, ocorrendo em menor proporção também nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O principal produtor nacional é o Rio Grande do Sul, com 45% da produção de 880 mil toneladas, seguido do Paraná, com 37%, e Santa Catarina, com 17% do total nacional.

Em média, 60% de ervais são plantados a pleno sol, onde se destacam os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os 40% de ervais restantes são de extração de florestas nativas, onde se destaca o estado do Paraná.

A cultura possui vários sistemas de produção, divididos em erva-mate nativa, erva-mate sombreada nativa, erva-mate plantada sobre sombra e erva-mate plantada a pleno sol.

Sua produtividade média é de 7.700 kg/ha, com potencial de 20.000 kg/ha, considerando-se investimentos em tecnificação das lavouras.

A erva-mate pode ser utilizada como chimarrão, tererê, chá-mate, corante, estimulantes, emulsificantes, cosméticos, entre outros, com amplo espaço para se desenvolver novos produtos, em função de suas propriedades químicas, o que desperta atualmente grande interesse no mercado internacional.

A valorização do produto dá-se em função da qualidade das folhas colhidas. O erval nativo ou sombreado tem os melhores preços de comercialização.

O mercado vem se comportando de maneira estável, entre R$16,00 e R$18,00/arroba de erva-mate no pé, para os diversos sistemas de produção.

Lembre-se: a erva-mate é uma alternativa de produção em áreas de reserva legal.

O Banco do Brasil conta com linhas completas de investimento para que o produtor possa investir em: renovação/implantação das lavouras, adensamento de florestas nativas ou já existentes, sistemas agroflorestais envolvendo outras espécies florestais e despesas com tratos culturais e colheita para lavouras implantadas em idade produtiva.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável.

Desejamos a todos um feliz fim de ano e um 2022 repleto de realizações. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca