Governo federal quer eliminar a malária no Brasil até 2035

11 de may. de 2022 · 2m 38s
Governo federal quer eliminar a malária no Brasil até 2035
Descripción

O Ministério da Saúde quer erradicar a malária no Brasil./ Para isso, lançou nesta quarta-feira, um plano nacional para a eliminação da doença./ A meta é a redução do número...

mostra más
O Ministério da Saúde quer erradicar a malária no Brasil./ Para isso, lançou nesta quarta-feira, um plano nacional para a eliminação da doença./ A meta é a redução do número de casos para menos de 68 mil até o ano de 2025, a redução de mortes para zero até 2030 e o fim da doença no país até 2035./ De acordo com dados do ano passado, cerca de 99,9% das transmissões de malária ocorrem na Região Amazônica, onde 33 municípios concentram 80% do total de casos autóctones, que é quando a infecção é adquirida dentro do Brasil./ Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que a Pasta segue vigilante diante de outras doenças, que assim como a malária, são negligenciadas./ "São vários os desafios que nós temos que enfrentar e vencê-los. Mas nós temos esperança que teremos sucesso. Essa esperança tem três letras: SUS - o Sistema Único de Saúde. Onde há Brasil, há SUS".

A malária pode evoluir para forma grave ou para o óbito se não diagnosticada em tempo oportuno e tratada de forma correta./ Para ser erradicada, depende do envolvimento de todos:/ estados, municípios, Distritos Sanitários Especiais Indígenas, profissionais de saúde e sociedade civil./ Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, ressaltou os pontos fortes do Brasil que luta contra a doença ocorre desde 1939. Diagnóstico e tratamento gratuito, ações descentralizadas de diagnóstico e tratamento com ampla cobertura. Também temos sistemas de informação on-line, além de parcerias intersetoriais e redes de pesquisa em malária que muito contribuem para entendermos o conceito da doença".

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, apesar dos avanços na diminuição de casos e de mortalidade por malária no mundo nos últimos anos, em 2020 foram registrados cerca de 241 milhões de casos da doença em 85 países, 12 milhões a mais que em 2019, quando foram notificados 227 milhões de casos./ Em 2020 a doença matou cerca de 627 mil pessoas, um aumento de 12% em relação ao ano de 2019.
mostra menos
Información
Autor RW Cast
Organización RW Cast
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca