Novembro Azul: Saúde reforça cuidados contra câncer de próstata

17 de nov. de 2021 · 2m 20s
Novembro Azul: Saúde reforça cuidados contra câncer de próstata
Descripción

Para dar ainda mais visibilidade à mobilização internacional Novembro Azul, o Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira, a “Linha Azul”, uma série de cuidados de atenção à saúde do homem./...

mostra más
Para dar ainda mais visibilidade à mobilização internacional Novembro Azul, o Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira, a “Linha Azul”, uma série de cuidados de atenção à saúde do homem./ A ideia é que o paciente tenha um caminho a percorrer no Sistema Único de Saúde, desde a Unidade Básica de Saúde ao tratamento especializado./ Durante lançamento, o ministro Marcelo Queiroga destacou que o Brasil possui uma das maiores políticas do mundo para o enfrentamento ao câncer de próstata. “São mais de 300 centros que cuidam do câncer no Brasil. São unidades de alta complexidade e os centros de alta complexidade oncológica. O Governo Federal aumentou o acesso dos brasileiros a radioterapia. Só no governo do Jair Bolsonaro, foram instituídos 38 aceleradores lineares. Nós temos trabalhado para incluir novas tecnologias, que são importantes, seja para o diagnóstico, seja para o tratamento”.

O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor que mais acomete os homens, atrás apenas do câncer de pele./ De acordo com o chefe do Setor de Urologia do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Franz Campos, as chances de cura aumentam 90% quando a doença é descoberta ainda no início./ Foi o que aconteceu com Edmundo Lane Oliveira, de 52 anos, que teve diagnostico positivo no estágio inicial da doença./ Curado por meio de tratamento no SUS, ele encoraja os homens a vencerem o preconceito para se cuidarem. “Hoje eu estou curado. Não precisei fazer radioterapia, quimioterapia, não tomei nenhum comprimido em relação ao câncer, porque foi um diagnóstico precoce. E o exame de toque, se você tem medo, não precisa ter medo. São apenas 10 segundos. Segundos que podem salvar uma vida”.


O Ministério da Saúde investe, em média, R$ 102 milhões anuais em exames para o diagnóstico de câncer./ São 5,7 milhões de exames por ano feitos pelo SUS. / Atualmente, o Brasil conta com 314 serviços habilitados em oncologia espalhados pelo país./ Em média, são cerca de 685 mil procedimentos para tratamentos de câncer de próstata por ano, com investimento anual de R$ 360 milhões.
mostra menos
Información
Autor RW Cast
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca