O que são territórios educativos? Com Bel dos Santos Mayer e Beatriz Goulart

2 de dic. de 2019 · 1h 2m 39s
O que são territórios educativos? Com Bel dos Santos Mayer e Beatriz Goulart
Descripción

O que são territórios educativos? Entrevista com Beatriz Goulart e Bel Santos Mayer Neste episódio, o educador Pedro Costa e Natame Diniz, coordenadora do Prêmio Territórios, projeto concebido e realizado...

mostra más
O que são territórios educativos? Entrevista com Beatriz Goulart e Bel Santos Mayer

Neste episódio, o educador Pedro Costa e Natame Diniz, coordenadora do Prêmio Territórios, projeto concebido e realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, entrevistam a arquiteta Beatriz Goulart e a educadora Bel Santos Mayer, ambas referências em pesquisa sobre educação integral. A entrevista partiu da seguinte questão: o que são territórios educativos e qual sua importância para a educação do nosso tempo? Sem elaborar uma resposta definitiva, Beatriz e Bel apresentam a ideia de território educativo como uma possibilidade de abertura da escola e da educação para o novo e para o desconhecido. Assim, um território educativo pode ser uma rua, um bairro ou uma cidade, desde que esteja aberto à circulação e ao pensamento das crianças e dos jovens que ensinam e aprendem nele.

Mas como? E por que produzir um território educativo? Para responder a essas e outras perguntas, Beatriz e Bel identificam os traços que marcam os territórios educativos e explicam a importância da associação entre os territórios das escolas e dos bairros como processo transformador não apenas dos educandos, mas também das comunidades que participam dessas iniciativas. Com uma vasta experiência nesse campo, Beatriz e Bel pontuaram suas reflexões com exemplos e histórias que mostram o impacto da abertura e da exploração dos territórios em professores, estudantes e comunidades.

Prêmio Território:
http://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/





Bel Santos Mayer
É educadora social e coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), que investe em informação, formação e transformação social. Desde 1988 atua em organizações não governamentais e facilita processos de criação de Bibliotecas Comunitárias gerenciadas por jovens. É empreendedora social da Ashoka e uma das coordenadoras do Polo de Leitura LiteraSampa, projeto socioeducativo de incentivo à leitura que forma mediadores e atua em toda a cadeia de produção do livro.

Betriz Goulart
Participou da concepção e da implantação dos CEUs em São Paulo, do Bairro-Escola de Nova Iguaçu, do Mais Educação/MEC, da criação do Centro de Referências em Educação Integral, entre outros projetos desenvolvidos através de metodologias participativas. É pesquisadora do grupo NAPPLAC na FAUUSP, e do GAE, na FAUUFRJ, em pesquisas sobre arquitetura escolar. Também é consultora da Associação Casa Azul como curadora pedagógica da Flip e do Prêmio Territórios Educativos no Instituto Tomie Ohtake.
mostra menos
Información
Autor Instituto Tomie Ohtake
Organización Instituto Tomie Ohtake
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca