Poder diplomático do hambúrguer e o limite do nepotismo

16 de jul. de 2019 · 15m 56s
Poder diplomático do hambúrguer e o limite do nepotismo
Descripción

*** 1) O ministro da Economia, Paulo Guedes, enviou ao Congresso uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba, em alguns casos, com a obrigatoriedade de inscrição dos trabalhadores...

mostra más
*** 1) O ministro da Economia, Paulo Guedes, enviou ao Congresso uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba, em alguns casos, com a obrigatoriedade de inscrição dos trabalhadores nos conselhos profissionais de classe. A PEC também transforma a natureza jurídica dessas entidades, que deixam de ser públicas e passam a ser privadas. A PEC 108/2019 começou a tramitar na terça-feira (9). Existem 29 conselhos de classe hoje no país, sendo os principais a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O jornalista Guido Orgis comenta a ideia liberal para o exercício das atividades.
*** 2) Ao longo dos últimos 11 anos, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm entendido que a nomeação de parentes para cargos de natureza política não se enquadra como nepotismo. A questão voltou para o centro do debate em Brasília, após o presidente Jair Bolsonaro anunciar que pretende indicar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), seu filho, para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. A possibilidade de um posto de embaixador ser enquadrado como cargo político é uma questão controversa, que ainda está em aberto. O repórter Renan Barbosa, de Brasília, explica o imbróglio jurídico.
*** 3) Quando Glenn Greenwald saiu do jornal britânico The Guardian, após ganhar notoriedade expondo documentos secretos da National Security Agency (NSA), seu novo empreendimento, o The Intercept, foi rapidamente financiado. Por trás do aporte está Pierre Omidyar, bilionário francês de origem iraniana, fundador do site de leilões eBay e financiador de projetos e instituições progressistas. Paulo Polzonoff Jr, da editoria Ideias, fala sobre o perfil do mecenas do site que atormenta o ministro Sergio Moro.
***Ficha técnica
>>> O ’15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli.
mostra menos
Información
Autor Gazeta do Povo
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca