00:00
15:59
*) A proposta da reforma tributária, que já passou no Senado e está de volta à Câmara dos Deputados, deve criar aqui no Brasil um sistema de Imposto sobre Valor Agregado, o já famoso IVA. A dúvida que ainda permanece é sobre a alíquota dessa nova tributação.

A previsão não é das melhores. O IVA brasileiro pode ter a maior alíquota do mundo, pelo menos 70% maior que a média mundial entre os países que adotam o mesmo sistema. Enquanto o Ministério da Fazenda projeta para cá uma taxação padrão de 27,5% após a reforma tributária, o porcentual médio (não ponderado) entre os mais de 170 países que adotam o mesmo modelo de tributação é de 15,9%.

Por que a alíquota do novo imposto será tão alta na comparação com outros países?

É sobre isso que fala este episódio do podcast 15 Minutos. O convidado é o Célio Yano, da equipe de Economia da Gazeta do Povo.
*) A proposta da reforma tributária, que já passou no Senado e está de volta à Câmara dos Deputados, deve criar aqui no Brasil um sistema de Imposto sobre Valor Agregado, o já famoso IVA. A dúvida que ainda permanece é sobre a alíquota dessa nova tributação. A previsão não é das melhores. O IVA brasileiro pode ter a maior alíquota do mundo, pelo menos 70% maior que a média mundial entre os países que adotam o mesmo sistema. Enquanto o Ministério da Fazenda projeta para cá uma taxação padrão de 27,5% após a reforma tributária, o porcentual médio (não ponderado) entre os mais de 170 países que adotam o mesmo modelo de tributação é de 15,9%. Por que a alíquota do novo imposto será tão alta na comparação com outros países? É sobre isso que fala este episódio do podcast 15 Minutos. O convidado é o Célio Yano, da equipe de Economia da Gazeta do Povo. leer más leer menos

hace 5 meses #aliquota, #brasil, #carga_tributaria, #economia, #impostos, #iva, #reforma_tributaria