Información
Podcast do programa semanal que recebe e entrevista as principais lideranças políticas do agronegócio brasileiro, além de produtores e representantes de entidades.
9 DIC. 2022 · O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo. Por ano, são produzidos mais de 34 bilhões de litros. Grande parte do leite produzido se deve ao sucesso da criação do gado da raça holandesa. Em entrevista ao JR Agro, o vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Renato Landini Dias, explicou as especificidades da raça e a importância da associação para os produtores. Atualmente são mais de mil produtores na organização, que representam 60 mil animais registrados. Landini também falou sobre a produção sustentável, com iniciativas para redução da produção de carbono.
2 DIC. 2022 · O Brasil é o maior exportador de café do mundo. Somente em outubro de 2022, foram enviadas mais de 3 milhões de sacas do produto para o mundo. A cifra acompanha o volume das exportações, mais de 800 milhões de dólares. Em entrevista ao JR Agro, Marcos Matos, diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), explicou o que está por trás desses números que, apesar de altos, representam uma baixa no envio de sacas em comparação ao mesmo período do ano passado. O porta-voz também contou sobre fatores importantes para os exportadores, como o clima, a logística e o transporte do café. Marcos finalizou com as expectativas para a safra de 2023.
25 NOV. 2022 · A Associação de Mulheres Empreendedoras de Café da Serra da Mantiqueira (Amecafé) tem se destacado na produção de cafés especiais no sul do estado de Minas Gerais. Em entrevista ao JR Agro, a co-fundadora da Amecafé, Sandra Momoeda, contou sua história como produtora, marcada por desafios, ela teve que enfrentar questões como o machismo. Sandra contou que quando chegava para negociar o café, perguntavam se ela era a esposa de um cafeicultor. Ela não desistiu e hoje utiliza a sua experiência para ajudar outras mulheres, que também produzem os chamados cafés especiais.
18 NOV. 2022 · O Brasil é destaque internacional na exportação de suco de laranja. Somente na safra 2021/22, quase 1 milhão de toneladas foram exportadas para todo o mundo, com destaque para a Europa e os Estados Unidos. Em entrevista ao JR Agro, Ibiapaba Netto, diretor-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos - Citrus-BR - contou sobre as vantagens comparativas do Brasil nesse mercado, e os impactos no cenário interno. Netto falou sobre as leis protecionistas do mercado norte-americano, que limitam o avanço naquele país. Ibiapaba ainda contou sobre a expectativa do país em alçar mais espaço em novos mercados, como a China.
11 NOV. 2022 · As câmaras setoriais são responsáveis por aproximar os produtores rurais do gabinete do secretário de agricultura e abastecimento do estado. O objetivo é, através de encontros, absorver as demandas da população. Em São Paulo, são 43 câmaras, divididas entre temáticas e setoriais. Em entrevista ao JR Agro, o coordenador de assessoria técnica da secretaria de agricultura e abastecimento do estado de São Paulo, Alberto Amorim, explicou a importância desse tipo de interlocução entre produtores e poder público. O especialista também fez uma baliza do cenário do agronegócio no estado, que conta com uma diversidade entre culturas. Segundo Amorim, São Paulo se destaca nos três C’s: Cítricos, Café e Cana-de-açúcar.
4 NOV. 2022 · Os cavalos da raça Mangalarga são tipicamente brasileiros. A raça descende de cavalos portugueses que chegaram ao país com a vinda da família real em 1808. Desde então, foram 200 mil animais com registro oficial da raça. Somente em 2022, os cavalos Mangalarga movimentaram R$ 4 milhões. Em entrevista ao JR Agro, o diretor financeiro da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), Nelson Braido, explicou sobre as peculiaridades que tornam o cavalo um dos preferidos para sela.
28 OCT. 2022 · O queijo azul de cabra da Capril do Bosque ganhou medalha Super Ouro na segunda edição do Mundial de Queijo do Brasil. Ao todo, a empresa faturou oito medalhas na competição. Frente à queijaria está Heloísa Collins, que desde os anos 90 trabalha na produção de queijos finos. Em entrevista ao JR Agro, ela explicou os principais processos na produção de queijo, como as diferenças no tratamento do leite e seus resultados no produto final. A especialista também falou das dificuldades dessa atividade, que, em grande medida, depende da importação de insumos. Acompanhe!
7 OCT. 2022 · Durante o último congresso da Associação Internacional de Produtores de Mel, na Turquia, a empresa brasileira Apis Nativa conquistou sete medalhas referentes a qualidade do mel. A Apis Nativa foi premiada em todas as edições em que participou da competição. Em entrevista ao JR Agro, o diretor da Apis Nativa, Tarciano Santos, relembrou a história da empresa, que surgiu quase que acidentalmente, quando um enxame de abelhas se instalou na casa da família e o pai de Tarciano foi pesquisar mais sobre apicultura. Ele acabou se interessando tanto, que decidiu criar abelhas como renda complementar. O Sr. Célio acabou abandoando a profissão de bioquímico e hoje toda a família trabalha com apicultura.
30 SEP. 2022 · Entre os dias 5 e 6 de outubro será realizado o 3° Simpósio Brasileiro de Manejo Biológico da Cultura do Café, em Franca, no interior de São Paulo. O evento contará com diversas palestras de especialistas e produtores que abordarão as maneiras de unir a produção de café à sustentabilidade. O engenheiro agrônomo e palestrante do Simpósio, Marcelo Urtado, explica os detalhes do evento. Cafeicultor, Urtado conta sobre a transição que fez em sua fazenda para uma produção mais sustentável, e as vantagens desse modelo. A Fazenda dele conquistou o selo de Café Carbono Zero.
23 SEP. 2022 · As primeiras projeções para a produção total de grãos para a safra 2022 e 2023 apontam para uma colheita de 308 milhões de toneladas. O resultado é impulsionado, principalmente, pelo bom desempenho dos mercados de milho, soja, arroz, feijão e algodão. Para avaliar o cenário de commodities brasileiras, o JR Agro conversa com o professor da FGV e economista-chefe do banco Master, Paulo Gala. Ele lembrou que, apesar das adversidades como uma possível falta de fertilizantes, motivada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, problemas climáticos e alta dos insumos, o Brasil vem batendo recordes e mais recordes de produtividade. Há promessa de mais negócios com China e os países dos Emirados Árabes Unidos, então, as projeções são otimistas.
Podcast do programa semanal que recebe e entrevista as principais lideranças políticas do agronegócio brasileiro, além de produtores e representantes de entidades.
Información
Autor | RECORD |
Organización | RecordTV (Brazil) |
Categorías | Noticias |
Página web | - |
- |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company