Contactos
Información
Tem como finalidade compartilhar e tecer comentários de noticias e contribuir para o bem estar coletivo de nossa sociedade
28 ENE. 2024 · Na semana em que os ataques golpistas ocorridos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, completam um ano, a Radioagência Nacional (veículo da EBC) lançou o podcast Histórias em Pauta: grades de janeiro. Na edição, o repórter Alex Rodrigues, da Agência Brasil, conta, em entrevista ao jornalista Leyberson Pedrosa, como o 8 de janeiro de 2023 passou de um dia de folga para um dia de cobertura intensa e histórica. 
Rodrigues relata detalhes como o momento da percepção de que os eventos do 8/1 haviam fugido do controle, a ação das forças policiais durante o ataque aos prédios da Praça dos Três Poderes e o momento em que adentrou o Palácio da Justiça e o prédio do STF. O repórter da Agência Brasil foi o primeiro a registrar imagens da destruição de dentro do Supremo Tribunal Federal.
O idealizador do podcast, Leyberson Pedrosa, destaca a importância de um produto como este na construção da memória do que ocorreu. “O tempo pode diluir ou aprofundar a percepção sobre algo. Contar o 8/1 em podcast e videocast faz com que esse amadurecimento do que acontece entre os fatos não se perca. Outras pessoas podem também passar a ver, ouvir e sentir o que o Alex sentiu naquele dia. Contar de forma documentada é um jeito de evitar distorções no futuro”, diz.
Rodrigues também ressalta que a importância do podcast como registro histórico: “O produto pode contribuir para fortalecer a noção de jornalismo como testemunha da história, principalmente, por permitir que os jornalistas que presenciaram os fatos acrescentem novos detalhes aos seus relatos iniciais, trazendo a público também suas impressões pessoais. O roteiro e a edição final conseguiram usar meu relato de forma a explorar pequenas nuances de parte do que aconteceu no fatídico dia”.
O Histórias em Pauta: grades de janeiro pode ser ouvido e assistido na Radioagência Nacional, em plataformas de podcasts e também nos players abaixo:
1 ENE. 2024 · SOCIEDADE PODER SOCIOAMBIENTAL PODER RELIGIOSO GÊNERO E DIVERSIDADE JUSTIÇA TECNOLOGIA EMPRESAS CLIMA VIOLÊNCIA INTERNACIONAL MILITARES

PODCAST
Amazônia sem Lei
Podcast sobre o que está em jogo na Amazônia e no Cerrado
Ouça agora:
Amazônia
Cerrado
podcast
Conduzido pelas vozes de Clarissa Levy e Ricardo Terto, o Amazônia sem Lei é um podcast narrativo que existe para contar histórias do que está em jogo na Amazônia.
No último ano, repórteres da Agência Pública rodaram mais de 3 mil quilômetros pela região para contar histórias de violações e conflitos de terras. Fomos ao Pará, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Maranhão. Agora, essas apurações vão se tornar uma nova temporada do podcast Amazônia Sem Lei. Serão seis episódios publicados sempre às terças-feiras.
As investigações, algumas já publicadas em texto e vídeo no site da Pública, foram feitas a partir de dados de um outro projeto da agência, o Mapa dos Conflitos, que mostra como se relacionam os conflitos no campo com desmatamento, queimadas, violência, desigualdade, agrotóxicos, água e mineração na Amazônia Legal entre os anos de 2011 e 2020. O mapa foi feito em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT).
O podcast Amazônia Sem Lei faz parte de uma cobertura da Agência Pública que leva o mesmo nome e, desde 2018, investiga conflitos de terra na Amazônia. A primeira temporada do podcast foi ao ar entre 2021 e 2022, com 10 episódios.
Entre em contato: podcasts@apublica.org
30 NOV. 2023 · Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho.
“Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Nessa série homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e divulgamos áudios que permitem uma reflexão sobre as fortes e complexas relações entre o partido e os mundos do trabalho ao longo da história do país. A cada quinze dias, um trecho de uma entrevista de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base conta um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil. Pesquisamos áudios em acervos públicos e particulares de todo o país, que serão apresentados por pesquisadores e historiadores especialistas na trajetória do partido. Em nosso terceiro episódio, apresentamos trechos de uma entrevista de Josefa Pureza (originalmente concedida ao documentário “Josefa: uma mulher na luta camponesa”, dirigido por Luiz Claudio Lima e Roberto Maxwell). Pureza foi importante líder dos trabalhadores rurais da Baixada Fluminense nos anos 1960, quando participou da organização de diversos movimentos de mulheres. Essa voz comunista é apresentada pela historiadora Marlucia Souza.
Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes
Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto.
Referência da entrevista: A entrevista é parte do documentário “Josefa – Uma mulher na luta camponesa”, dirigido por Roberto Maxwell e Luiz Cláudio Lima e produzido por Virtual Filmes com o apoio do Centro de Documentação e Memória da Baixada Fluminense e APPH-Clio, em 2002.
26 NOV. 2023 · Em nosso vigésimo episódio apresentamos trechos de uma entrevista com a tecelã Lúcia de Souza. Nascida em 1920 na cidade de Magé/RJ, uma das “Moscouzinhas” brasileiras, Lúcia começou a trabalhar em uma fábrica de tecidos ainda na adolescência. Sua indignação com as precárias condições de vida da classe trabalhadora fez com que ingressasse na luta sindical e na militância comunista entre as décadas de 1940 e 1960. No trecho da entrevista que ouviremos, Lúcia de Souza aborda o início de seu trabalho na fábrica, as percepções de sua negritude e seu envolvimento nas lutas operárias e sindicais. Também trata sobre a atuação do PCB, a cassação do partido e as perseguições aos seus militantes, além de expor seus conflitos em se afirmar como comunista. Essa voz é apresentada pela historiadora Juçara da Silva Barbosa de Mello (PUC-Rio).
Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes
Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto
Referência da entrevista: A entrevista é parte do documentário “Tear”, dirigido por Taiane Linhares, em 2013.
23 NOV. 2023 · No programa dessa semana o tema é violência no campo. Abordamos o aumento dos casos recentemente e as ações de combate a essa prática criminosa contra trabalhadores e trabalhadoras rurais e lideranças nos seus territórios.
3 SEP. 2023 · https://podcast.unesp.br/17447/golpe-de-estado-no-niger-vira-imbroglio-geopolitico-global
Tem como finalidade compartilhar e tecer comentários de noticias e contribuir para o bem estar coletivo de nossa sociedade
Información
Autor | Geraldinho Jongo |
Organización | Jongo di Volta Coletivo |
Categorías | Comentando la noticia |
Página web | - |
jongosereno@gmail.com |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company